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Os 10 produtos mais vendidos pela internet no Brasil em 2024

O Brasil é líder no mercado de comércio eletrônico na América Latina, com os consumidores destinando 17% de seus gastos pessoais com compras online, segundo dados da Américas Market Intelligence (AMI).

O consumo dos brasileiros em compras online é mais que o dobro do restante da média geral na América Latina, isso porque, enquanto a média geral é de apenas 8%, os consumidores do nosso país gastem 17%.

Conforme dados da AMI, entre 2021 e 2025, o mercado de comércio eletrônico no Brasil deve registrar um aumento de 22%, quando passaremos a marca dos 340 bilhões de dólares.

A pesquisa Ecommerce Trends 2024, conduzida pela Octadesk e OpinionBox, revelou as perspectivas de futuro sobre as vendas online com base no comportamento dos consumidores, trazendo dados muito interessantes:

  • Frequência de compras: 33% dos entrevistados compram pela internet pelo menos uma vez por mês, enquanto 23% fazem compras a cada duas semanas. Além disso, 3 em cada 10 pessoas realizam compras pelo menos uma vez na semana, com 62% delas efetuando entre 2 a 5 compras nesse período.
  • Local preferido para fazer compras: a pesquisa revelou que 63% dos consumidores preferem fazer suas compras online em sites e lojas virtuais do que em lojas físicas.

Produtos mais vendidos pela internet em 2024

Através dos dados das pesquisas é possível conhecer quais são os produtos mais comprados na internet no país em 2024. Confira a seguir o top 10 produtos mais vendidos online no Brasil e obtenha insights bem interessantes caso esteja pensando em abrir um negócio de vendas online:

10º lugar: Produtos sazonais

Uma característica especial do consumidor brasileiro é a alta demanda por centos produtos em épocas específicas do ano, como em datas comemorativas, o que incluí o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, feriados religiosos, Black Friday, Natal, etc.

Dessa maneira, muitas lojas virtuais focam seus serviços em itens diretamente relacionados a essas ocasiões. A exemplo, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, o Natal de 2023, atraiu 132,9 milhões de consumidores, o que trouxe uma movimentação de 74,6 bilhões, dos quais 50% optaram por compras online.

9º lugar: Produtos para pets

O mercado pet está em franca expansão no Brasil e no mundo. Atualmente é bem difícil não se deparar com uma petshop na sua cidade, e existe um motivo para isso, o mercado que continua se desenvolvendo.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o Brasil se coloca na terceira posição entre todos no mundo com maior faturamento no segmento pet, representando uma fatia de 4,95% do mercado global, perdendo apenas para os Estados Unidos e China.

8º lugar: Infoprodutos

Os infoprodutos fazem parte da economia brasileira. Quando falamos em infoprodutos podemos destacar videoaulas, cursos online, videoaulas, audiobooks, entre vários outros produtos totalmente online.

7º lugar: Produtos de beleza

Graças aos influenciadores digitais, blogueiras e celebridades que agora podem compartilhar rotinas de cuidado, os produtos de beleza estão batendo recorde atrás de recorde.

Segundo Ana Seccato, diretora comercial da Circana, empresa de data tech para análise de comportamento de consumo, a indústria da beleza movimentou mais de R$ 3 bilhões no Brasil no ano passado, uma alta de 13% com relação ao ano anterior, índice que deve ser batido até o final de 2024.

6º lugar: Livros

Aqui pode haver algumas surpresas, afinal, o Brasil não é um país conhecido pela leitura. Contudo, apesar do baixo percentual de livros por pessoa, esse é um segmento de grande movimentação no país, tanto para livros físicos quanto e-books.

Com o advento das lojas online e a facilidade de encontrar livros desejados, esse mercado está extremamente em alta no país. Além disso, é uma excelente área para escritores independentes ou iniciantes venderem seus produtos.

5º lugar: Delivery

O delivery de comidas e bebidas é de longe uma das grandes preferências dos brasileiros, inclusive com diversos estabelecimentos fechando suas portas para atendimento presencial e focando 100% dos seus negócios em delivery.

O delivery no Brasil movimenta bilhões de reais anualmente, e os dados mais recentes que comprovam isso são do levantamento da Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (FIPE), feito em 2023.

4º lugar: Eletrodomésticos

O Brasil vem mudando seu padrão de consumo de eletrodomésticos para dar preferência as compras online. Essa tendência acontece principalmente devido à diferença de preço entre lojas físicas e online.

Isso porque uma loja online elimina gastos como ponto comercial, energia, vendedores, gastos esses que são comuns em lojas físicas, e que por consequência acabam sendo embutidos nos valores dos produtos vendidos e consequentemente, gerando uma diferença bem significante de preço.

3º lugar: Higiene e limpeza

Outro cenário bem surpreendente é o aumento nas compras online de produtos ligados a higiene e limpeza, que foram amplamente aquecidos graças ao período de pandemia, onde os brasileiros aprenderam a encontrar produtos deste segmento em lojas online com valores bem mais atrativos.

2º lugar: Eletrônicos

Um dos grandes líderes de vendas online no país são de eletrônicos, onde, muito embora existam desafios internacionais, como inflação e aumento nos preços dos componentes eletrônicos, as vendas online de produtos eletrônicos no Brasil demonstram resiliência, registrando um crescimento de 5% ao longo de 2024.

Segundo relatório da Admitad, que analisou 1,3 milhão de pedidos online, o valor médio de cada transição atingiu R$ 190, ou seja, um incremento de 2%. Em 2023, ainda segundo o relatório, os principais canais pelos quais as marcas brasileiras e marketplace atraem vendas com sucesso foram:

  • Plataformas de conteúdo e mídia online — 24%
  • Lojas afiliadas — 18,2%
  • Grupos e blogs nas redes sociais — 14,3%
  • Serviços de cashback — 12,7%
  • Sites de cupons — 9,3%
  • Anúncios contextuais e direcionados — 8%
  • Outros — 13,5%

1º lugar: Vestuário

O mercado da moda invadiu completamente o mercado digital, onde os brasileiros estão optando cada vez mais por fazer compras de vestuário, sejam roupas ou calçados através da internet.

Os e-commerces de moda no Brasil são preferência dos consumidores digitais, onde 66% do público prefere fazer compras de roupas, calçados e acessórios virtualmente, conforme a pesquisa Consumo de moda no Brasil do Opinion Box.

Esses números deixam claro o papel central que o nicho fashion continua desempenhando no comportamento de consumo global, onde, mesmo com uma leve desaceleração no ritmo de crescimento, o setor não dá sinais de regresso, uma vez que consumidores seguem ávidos por acompanhar as tendências. O ticket médio gasto de gastos mensais é de R$ 200.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

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