Em 2030, que tipo de emprego você terá? Antes de responder essa questão, aqui vai um dado muito importante. Segundo relatório da Dell Technologies, cerca de 80% dos empregos que existirão em 2030 ainda não foram inventados.
Além disso, segundo estimativa do Bureau of Labor Statistics dos Estados Unidos, ter somente um emprego será algo que não existirá no futuro. Nos próximos anos, veremos pessoas com 3, 4 empregos diferentes em simultâneo, devido a mudanças de demanda, assim como veremos novas profissões nascerem e morrerem em um curto intervalo de tempo.
Atualmente, vemos funções de trabalho e indústrias que basicamente mal existiam há cerca de uma década. Os smartphones eram artigos de luxo, e não a necessidade que são hoje. Há 10 anos, você até conseguia se ver sem um celular do lado, mas hoje é quase impossível para a maioria.
A tecnologia está avançando a uma taxa surpreendente. Se há alguns anos te contássemos que teríamos a inteligência artificial criando obras de arte, substituindo profissionais em suas atividades, potencializando o trabalho, você não acreditaria, mas hoje é algo completamente acessível.
Olhando sob essa ótica de futuro, tecnologia e mudanças, como será o emprego no futuro? Quais as tendências de hoje que definirão os novos empregos de amanhã? Observando as tendências em evolução no mercado de trabalho, aqui estão nossas previsões para os 4 principais setores que terão alta demanda de empregos em 2030.
A área de saúde avançou muito nas últimas décadas, especialmente pelo desenvolvimento de novas tecnologias, resultando em mais acessibilidade a tratamentos, vacinas e medicamentos que prolongam a vida.
Com a população global envelhecendo e novas tecnologias, esse setor continuará crescendo na próxima década, especialmente com a área robótica, telemedicina, diagnósticos com IA, impressão 3D e registros eletrônicos de saúde.
Segundo o Bureau of Labor Statistics, a área da saúde terá um crescimento de 14% nos empregos no mundo todo entre 2019 e 2029, tendo adicionado 2,4 milhões de novas oportunidades.
Aqui estão os empregos na área da saúde que estarão em alta em 2030:
Ainda nesta década, a tecnologia estará ainda mais integrada no cotidiano das pessoas, assumindo tarefas que basicamente não exigem a criatividade, intelecto e subjetividade humana.
Segundo dados da Deloitte, os empregos na área de tecnologia devem crescer 11% até 2028, impulsionados por funções como desenvolvimento de software, análise de dados e segurança cibernética.
A demanda por habilidades em ciência de dados, Machine Learning e computação em nuvem também estará cada vez mais em alta, acompanhado pelo avanço do big data, IoT e a necessidade de decisões baseadas em dados.
Aqui estão os empregos na área da tecnologia que estarão em alta em 2030:
O The Guardian atualizou seu Guia de Estilo para trazer com precisão as questões ambientais, substituindo o termo “mudança climática” para “crise ou emergência climática”. Uma mudança simples, mas com impacto mais profundo e poderoso que descreve com precisão a crise que o mundo enfrenta.
A busca por fontes de energia limpa deve ser acelerada nos próximos anos, gerando mais empregos em pesquisa e manufatura. Segundo estimativas, até 2030, a economia global poderá operar com combustíveis limpos.
A Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), estima que 42 milhões de novos empregos poderão ser criados no setor de energia renovável até 2050. O setor solar e eólico lideram essa expansão, com previsão de crescimento de 57%.
Aqui estão os empregos na área de energia renovável que estarão em alta em 2030:
A educação será um setor muito interessante para observarmos na próxima década, especialmente com os modelos tradicionais de ensino incorporando cada vez mais novas tecnologias.
A pandemia deixou claro a rapidez com que o ensino online pode ser adotado no mundo, e com o acesso cada vez mais barato a dados, o alcance das edtechs está se expandindo.
Segundo a projeção do Bureau of Labor Statistics, a área da educação terá um crescimento de 4% até o final dessa década. As funções com maior demanda serão voltadas para tecnologia e análise de dados, com especialistas em e-learning e coordenados de tecnologia e educação.
A tecnologia tem potencial para transformar a educação, tornando o aprendizado muito mais acessível, eficiente e personalizado. Aqui estão os empregos na área da educação que estarão em alta em 2030:
Os trabalhadores já estão pensando no reajuste do salário mínimo, até porque, o valor atual…
O Saque-Aniversário está novamente na mira do governo federal. Está sendo preparada uma proposta que…
O Brasil é frequentemente associado a uma terra de pessoas acolhedoras e hospitaleiras. Essa é…
Os cursos técnicos são excelentes opções de formação, não só para os jovens que estão…
Existem diversos empregos que são diferentes dos habituais, mas que pagam bem, por este motivo…
As universidades são centros de conhecimento e inovação que moldaram a história e o desenvolvimento…