Os 6 melhores cursos para se formar e se mudar para o exterior
Se você está planejando uma carreira em outro país, é fundamental ter um diploma de nível superior, especialmente nestas áreas
Cada vez mais os jovens estão planejando se mudar para o exterior. Devido a uma realidade mais competitiva, de poucas oportunidades e salários baixos, o Brasil acaba desagradando muito os jovens que chegam cheios de energia em busca de prosperarem e terem mais qualidade de vida.
Como consequência, se a nossa realidade em boa parte das vezes não agrada às pessoas, muitos jovens buscam uma estratégia diferente: se formarem e posteriormente se mudarem de país, onde poderão ter mais oportunidades em busca de ascensão profissional.
Para quem deseja se mudar para o exterior, ter um diploma de ensino superior é fundamental, haja visto que além de aumentar as chances de conseguir trabalho na sua área, com salários mais altos, também facilita para a obtenção do visto.
Só que, devido a demandas do mercado, nem todo curso é recomendado para se trabalhar no exterior. Justamente por isso, decidimos preparar uma lista com os melhores cursos que você pode fazer se o seu objetivo é prosperar no mercado de trabalho internacional.
Cursos para trabalhar no exterior
Com um mercado cada vez mais globalizado, atrelado a uma escassez de talentos enfrentadas pelos países de primeiro mundo devido às reduções nas taxas de natalidade e envelhecimento populacional, cada vez mais brasileiros conseguem oportunidades de emprego no exterior.
E para quem deseja ter uma carreira verdadeiramente prospera em outro país, vamos te contar alguns dos melhores cursos que você pode fazer para ampliar suas chances de viver e trabalhar em outro país.
Engenharia
Os engenheiros de diferentes áreas são requisitados no mundo todo. Até mesmo países que tendem a ter políticas de migração mais restritivas costumam abrir as portas para engenheiros, isso por conta da escassez de mão de obra enfrentado por diversos países.
Algumas dos melhores cursos de engenharia que você pode fazer visando o mercado de trabalho internacional são:
- Engenharia elétrica
- Engenharia química
- Engenharia da computação
- Engenharia de minas e petróleo
- Engenharia civil
- Engenharia eletrônica
Análise e desenvolvimento de sistemas
O curso de análise e desenvolvimento de sistemas forma profissionais capacitados para o desenvolvimento de sistemas informatizados, com conhecimento de programação em diferentes tipos de linguagem operacionais.
Esse é um excelente curso para se fazer, especialmente porque o mercado de tecnologia está cada vez mais aquecido mundialmente, onde, diversos países registram a falta de profissionais para atender as suas demandas de mercado.
Comércio exterior
O profissional de comércio exterior lida diretamente com a compra e venda entre empresas de diferentes países. Esse profissional entende a legislação das atividades de exportação e importação, ajudando a mediar as negociações entre países.
Parte fundamental do profissional de comércio exterior é estudar o mercado internacional, de modo a adequar o produto brasileiro aos padrões de importação de outros países. Frequentemente esse profissional é contratado por uma empresa brasileira, vivendo em países onde a empresa atua vendendo seus produtos.
Enfermagem
Se existe um curso que atualmente se tornou um grande diferencial para trabalhar no exterior é o de enfermagem. A verdade é que a maioria dos países desenvolvidos, em especial do continente europeu estão sofrendo com a falta de enfermeiros.
É importante deixar claro que, em alguns países, será necessário revalidar seu diploma, para mostrar que você tem os conhecimentos necessários para trabalhar como enfermeiro, mas, ainda, sim, vale muito à pena, pois esse é um profissional que ganha muito bem e extremamente valorizado no exterior.
Medicina
Media é um caso extremamente semelhante ao de enfermagem, uma profissão extremamente importante na área da saúde, do qual países de primeiro mundo estão sofrendo com a falta de trabalhadores.
Em países como Alemanha e Suíça, um médico pode faturar valores astronômicos, devido a sua alta valorização pela escassez de profissionais. Aqui vale identificar quais países você tem mais interesse e pesquisar pelas áreas em que faltam mais médicos, uma que frequentemente sofre com escassez é de geriatria e cardiologia.
Relações internacionais
No curso de relações internacionais, você adquirirá conhecimento para ser capaz de realizar negócios internacionais, compreender os cenários e tendências no exterior, para conquistar mercados, reverter perdas e antecipar flutuações de mercado.
Geralmente, os profissionais de relações internacionais são chamados para trabalhar em multinacionais, ONGs, embaixadas e ministérios, inclusive se o seu sonho é ser um Embaixador, este é o curso mais indicado para tal.
Comentários estão fechados.