Chamadas

Os 8 melhores filmes de faroeste de todos os tempos

Existem espalhados pelo mundo vários admiradores do cinema de faroeste, que no Brasil ficou mais conhecido como filme de cowboy. O gênero se tornou um clássico do cinema norte-americano que retrata a fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização.

O termo faroeste usado no Brasil e em Portugal vem de uma região americana chamada western que significa “ocidental” e se refere à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west (extremo oeste). Daí o nome faroeste.

Grandes histórias já foram contadas em filmes de faroeste. Vários heróis ficaram na memória de muita gente. Quem já assistiu a um filme desse gênero, com certeza vai lembrar de alguma produção que vamos citar na lista a seguir.

1 – Era uma Vez no Oeste (1968)

Era uma Vez no Oeste (1968) / Imagem de Reprodução

“Era uma Vez no Oeste” é um clássico do faroeste lançado em 1968. O filme teve a direção de Sergio Leone e estrelado por Henry Fonda, Charles Bronson e Claudia Cardinale. 

A história gira em torno de uma viúva que herda terras que serão usadas para construir uma ferrovia. Ela é protegida por um pistoleiro que tem contas a ajustar com um matador profissional que assassinou o marido dela e seus filhos. O longa tem duração de 175 minutos. 

Este filme está disponível em versão dublado no Prime Video, Apple TV+ e Telecine.

2 – Dança com Lobos (1990)

Dança com Lobos (1990) / Imagem de Reprodução

No período da Guerra Civil Americana, o jovem militar John Dunbar (Kevin Costner) cria uma estratégia não violenta de aproximação com índios Sioux. Os indígenas, que acham curiosa a amizade de Dunbar com um lobo, passam a conviver de forma afetuosa com o tenente.

John Dunbar é um oficial de cavalaria que se destaca como herói na Guerra Civil Americana e, por isto, recebe o privilégio de escolher onde quer servir. Ele escolhe um posto longínquo e solitário, na fronteira. 

Ali estabelece amizade com um grupo de índios Sioux – Lakota, sacrificando a sua carreira e os laços com o exército estadunidense em favor da sua ligação com este povo, que o adota.

“Dança com Lobos” é um drama e aventura, dirigido por Kevin Costner e baseado em romance de Michael Blake. Foi lançado em 1990.

O longa está disponível no Prime Video.

3 – Os Imperdoáveis (1992)

Os Imperdoáveis (1992) / Imagem de Reprodução

Quando a prostituta Delilah Fitzgerald (Anna Levine) é desfigurada e morta, suas companheiras de bordel oferecem uma recompensa para quem encontrar os assassinos. O xerife local não gosta nada da ideia, já que não permite vigilantismo em sua cidade. Dois grupos de pistoleiros, um liderado pelo ex-bandido William Munny (Clint Eastwood) e o outro pelo inglês Bob (Richard Harris), aparecem para receber o prêmio, entrando em conflito entre si e com o próprio xerife.

 O faroeste foi lançado em 1992, dirigido e protagonizado por Clint Eastwood. A produção ainda conta com Gene Hackman, Morgan Freeman, Richard Harris, Jaimz Woolvett, Saul Rubinek e Frances Fisher.

O longa está disponível na HBO Max, Prime Video e Apple TV+

4 – Os Indomáveis (2007)

Os Indomáveis (2007) / Imagem de Divulgação

No velho oeste de 1800, o fazendeiro Dan Evans (Christian Bale) aceita escoltar o fora da lei Ben Wade (Russell Crowe) até a cidade de Yuma, no Colorado, onde um tribunal o aguarda. Os homens partem numa viagem de trem que revela que eles têm mais coisas em comum do que imaginavam.

A produção é de 2007, foi dirigida por James Mangold. O longa é um remake do filme homônimo realizado em 1957.

Está disponível no Paramount+

5 – A Qualquer Custo (2016)

A Qualquer Custo (2016) / Imagem de Divulgação

Dois irmãos, um ex-presidiário e um pai divorciado, perderam a fazenda da família em West Texas e decidem assaltar um banco como uma chance de se restabelecer financeiramente. Porém, cruzam com um delegado que tudo fará para capturá-los.

É um filme de drama neo-western de 2016 que foi dirigido por David Mackenzie e escrito por Taylor Sheridan. No elenco estão Chris Pine, Ben Foster e Jeff Bridges. 

O longa está disponível no Prime Video.

6 – Vingança & Castigo (2021)

Vingança & Castigo (2021) / Imagem de Reprodução

Quando o fora da lei Nat Love (Jonathan Majors) descobre que seu maior inimigo, Rufus Buck (Idris Elba), será libertado da prisão, ele reúne seu bando em uma busca incessante por vingança. Aqueles que cavalgam com ele incluem o seu antigo amor Stagecoach (Mary Zazie Beetz), seus homens de temperamento forte Bill Pickett e Jack Beckwourth.

O filme foi anunciado em julho de 2019, quando Jonathan Majors foi escalado para estrelar o filme. O músico Jeymes Samuel co-escreveu o filme e fez sua estreia como diretor.

“Vingança & Castigo” está disponível na Netflix. 

7 – Os Oito Odiados (2015)

Os Oito Odiados (2015) / Imagem de Reprodução

Durante uma nevasca, o carrasco John Ruth (Kurt Russell) está transportando uma prisioneira, a famosa Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh), que ele espera trocar por uma grande quantia de dinheiro. No caminho, os viajantes aceitam transportar o caçador de recompensas Marquis Warren (Samuel L. Jackson), que está de olho em outro tesouro, e o xerife Chris Mannix (Walton Goggins), prestes a ser empossado em sua cidade. 

Como as condições climáticas pioram, eles buscam abrigo no Armazém da Minnie, onde quatro outros desconhecidos estão abrigados. Aos poucos, os oito viajantes no local começam a descobrir os segredos sangrentos uns dos outros, levando a um inevitável confronto entre eles.

É um filme de 2015 dos gêneros ação, western e mistério escrito e dirigido por Quentin Tarantino. 

“Os Oito Odiados” está disponível na HBO Max e no Prime Video. 

Leia também | Os vilões de novelas que tiveram final feliz

8 – Django Livre (2013)

Django Livre (2013) / Imagem de Divulgação

Django (Jamie Foxx) é um escravo liberto cujo passado brutal com seus antigos proprietários leva-o ao encontro do caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz (Christoph Waltz). Schultz está em busca dos irmãos assassinos Brittle, e somente Django pode levá-lo a eles. O pouco ortodoxo Schultz compra Django com a promessa de libertá-lo quando tiver capturado os irmãos Brittle, vivos ou mortos. 

Ao realizar seu plano, Schultz libera Django, embora os dois homens decidam continuar juntos. Desta vez, Schultz busca os criminosos mais perigosos do sul dos Estados Unidos com a ajuda de Django. 

Dotado de um notável talento de caçador, Django tem como objetivo principal encontrar e resgatar Broomhilda (Kerry Washington), sua esposa, que ele não vê desde que ela foi adquirida por outros proprietários, há muitos anos.

“Django Livre” é um filme de aventura e faroeste de 2013, escrito e dirigido por Quentin Tarantino.

O longa está disponível na Netflix, Globoplay, Prime Video, Paramount+ e Google Play. 

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

12 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

13 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

16 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

16 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

16 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

16 horas atrás