Chamadas

Os gatos fazem bem para nossa saúde? Veja o que diz pesquisa

Se você é daquelas pessoas que amam ter em casa gatos pode está fazendo um bem enorme para a sua saúde mental. Uma pesquisa indicou que conviver com gatos pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, diminuir a pressão arterial e a frequência cardíaca, além de melhorar o humor. 

Também chegou à conclusão que o ronronar dos gatos, tem efeitos terapêuticos que podem aliviar incômodos e promover relaxamento.

Benefícios para a saúde física

Ter aquele felino passeando no ambiente do seu lar pode te trazer muita tranquilidade. Sabe aquele momento que você gosta de acariciar seu gato, brincar com ele ou ficar só observando? Esse momento pode diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, promovendo uma sensação de calma e relaxamento. Pode contribuir para a redução da pressão arterial, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

Fortalecimento do sistema imunológico

Pesquisas apontam que o gato pode fazer bem para o fortalecimento do seu sistema imunológico. Crianças que crescem em lares com gatos podem desenvolver um sistema imunológico mais forte, com menor propensão a alergias e asma. O bichano também pode melhorar a sua qualidade de sono.

Eles também podem proporcionar companhia e ajudar a lidar com a solidão e a perda de entes queridos. Os pesquisadores americanos descobriram que muitos gatos preferem interação humana em vez de comida ou brinquedos. Também notaram que os felinos conseguem distinguir quando estamos falando com eles (e não com outro humano).

Segundo a BBC News, os felinos são mais propensos a se aproximar de estranhos humanos que primeiro dão um “beijo de gatinho” – estreitando os olhos e piscando lentamente. E pesquisas sugerem que os gatos desenvolveram miados específicos que se sintonizam com nossos instintos de nutrição.

Leia também | Conheça os países com mais água doce no mundo

Cuidados com o Gato

Já que eles fazem tão bem para o seu bem estar, é sua obrigação também cuidar muito bem do seu gato. Ofereça ração de boa qualidade, adequada à idade e às necessidades do seu gato. Mantenha água fresca à disposição em todos os momentos.

Ele vai adorar aquele momento de carinho, quando você o escova. Faça isso regularmente para evitar a formação de nós e a ingestão de pelos.

Mantenha limpa e em local tranquilo a caixa de areia. A frequência da limpeza varia de acordo com o número de gatos e a quantidade de areia.

Você já deve ter observado que a maioria dos gatos se lava sozinha. Porém, se você observar a presença de parasitas ou alergias em seu gato, será necessário dar um bom banho no felino. Não esqueça de levá-lo ao veterinário. 

É primordial manter o cartão de vacinação atualizado, seguindo as recomendações do veterinário. As vacinas protegem o gato contra diversas doenças.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

5 situações que a revisão pode aumentar o valor da aposentadoria em 2026

Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…

1 semana atrás

Faculdade para se formar rápido? Veja os cursos mais rápidos do Brasil

Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…

2 semanas atrás

15 doenças mais ‘fáceis’ se aposentar pelo INSS

Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…

2 semanas atrás

11 doenças na coluna que podem dar direito a aposentadoria em 2026

Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…

2 semanas atrás

15 países com os melhores sistemas de aposentadoria do mundo

O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…

2 semanas atrás

Aposentadoria por obesidade: Consulte se você tem direito

A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…

2 semanas atrás