Chamadas

Os impostos mais altos que os brasileiros pagam quase todos os dias

Se tem algo que faz o brasileiro tremer nas bases, é mencionar a palavra Imposta de Renda. Também não é para menos, aqui no Brasil parece que pagamos impostos até para respirar! A carga tributária brasileira é um tema que gera bastante discussão.

Só para você ter uma ideia, um mesmo produto passa por diversos tributos ao longo da cadeia produtiva, aumentando o valor final. Em alguns casos, as alíquotas são consideradas altas em comparação com outros países. 

Enquanto isso, existe a esperança de uma reforma tributária. Mas será que ela vai acontecer? O sistema tributário brasileiro é considerado um dos mais complexos do mundo, gerando custos elevados para as empresas e dificultando o planejamento tributário.

Há uma discussão em Brasília, para a criação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado), o novo imposto. Caso seja aprovado, o novo imposto irá unificar 5 tributos brasileiros a partir da Reforma Tributária. Sob o modelo do IVA Dual, terá um imposto que substituirá encargos federais e outro em substituição aos estaduais e municipais.

No texto a seguir, iremos destacar os impostos que mais pesam no dia a dia dos brasileiros.

ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)

Este imposto é aplicado sobre a venda de produtos e serviços e varia de estado para estado. Ele está embutido no preço de praticamente tudo que compramos, desde alimentos até eletrônicos.

IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores)

O IPVA é  pago anualmente pelos proprietários de veículos, o valor do imposto varia conforme o estado e o valor do veículo.

Veja como os valores do IPVA varia para cada estado: São Paulo tem o IPVA mais caro do Brasil por veículo e habitante, no entanto, o maior aumento real ficou com Amazonas, com alta de 48,15%, seguido por Minas Gerais, com avanço de 39,14%, o estado do Pará, com crescimento de 30,55% e o Maranhão, com aumento de 28,57%

IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)

Cobrado anualmente sobre propriedades urbanas, como casas e apartamentos. O valor depende da localização e do valor venal do imóvel.

Se você quer saber qual município o IPTU é mais caro, deverá levar em conta cada região. Porém, os estados do sul e sudeste são os que têm a maior cobrança tributária.

IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física)

Este imposto é progressivo e incide sobre a renda anual dos cidadãos. A alíquota varia conforme a faixa de renda. Pela regra atual, pagam esse imposto quem recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 30.639,90.

Contribuição Previdenciária

Descontada diretamente do salário dos trabalhadores, essa contribuição é destinada ao financiamento da seguridade social, incluindo aposentadorias e benefícios sociais.

Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)

Destinada ao financiamento da seguridade social. É um imposto federal que incide sobre o faturamento das empresas e tem como objetivo financiar a Previdência Social, a Saúde Pública e a Assistência Social.

Leia também | Quanto tempo uma lei demora até ser aprovada?

Deduções no Imposto de Renda

Existem formas de você reduzir sua carga tributária. Você pode deduzir no Imposto de Renda, despesas médicas, educação, dependentes e contribuições para a previdência privada.

Se você é empresário, verifique se sua empresa pode se enquadrar no Simples Nacional pode reduzir a carga tributária, pois unifica vários impostos em uma única guia com alíquotas reduzidas.

Invista em produtos financeiros isentos de imposto de renda, como LCI, LCA e debêntures incentivadas.

Fazer doações para projetos culturais, esportivos ou sociais que permitem dedução no imposto de renda. 

Consultar um profissional especializado pode garantir que você esteja aproveitando todas as oportunidades legais para reduzir sua carga tributária.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

5 situações que a revisão pode aumentar o valor da aposentadoria em 2026

Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…

1 semana atrás

Faculdade para se formar rápido? Veja os cursos mais rápidos do Brasil

Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…

2 semanas atrás

15 doenças mais ‘fáceis’ se aposentar pelo INSS

Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…

2 semanas atrás

11 doenças na coluna que podem dar direito a aposentadoria em 2026

Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…

2 semanas atrás

15 países com os melhores sistemas de aposentadoria do mundo

O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…

2 semanas atrás

Aposentadoria por obesidade: Consulte se você tem direito

A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…

2 semanas atrás