Medos da Infância / Imagem freepik
A criança pode ter medos que para gente pode ser insignificante. Mas não é bem assim, é preciso saber entender os medos que elas sentem. Na fase infantil, a imaginação se mistura com o mundo real. Muitas vezes, as sombras se transformam em monstros e ruídos noturnos se tornam fantasmas.
Os medos da infância são uma parte natural do desenvolvimento. A maioria das crianças experimenta algum tipo de medo em algum momento, e isso geralmente é normal. No entanto, alguns medos podem ser mais intensos ou persistentes do que outros, e podem interferir na vida da criança.
Esse medo todo mundo já sentiu. Quando as luzes se apagam, o familiar se torna desconhecido, e cada sombra e silhueta pode esconder uma ameaça. Para uma criança, a escuridão pode ser um reino de mistérios desconhecidos, onde qualquer coisa pode estar à espreita.
É muito comum na vida de uma criança em algum momento sentir medo de monstros. Geralmente, elas acreditam que esses seres estão debaixo da cama ou no armário. Por isso, é preciso entender, que monstros são criaturas que habitam os pesadelos das crianças. Eles são o físico desconhecido, a personificação de todos os perigos que as crianças são muito jovens para entender completamente.
Como a criança na maioria das vezes depende do adulto para ter conforto e segurança, pode sentir um medo de ficar sozinho. Ou seja, ficar sem essa proteção pode ser aterrorizante. O medo pode aparecer na hora de dormir ou quando estão em um novo ambiente.
O medo do desconhecido
Quando a criança começa a vivenciar novas experiências, como a primeira ida à escola ou a primeira visita ao médico, pode parecer algo tenebroso. Na verdade, como ela não sabe o que esperar, esse momento se torna assustador.
Leia também | 8 filmes que fizeram sucesso no início dos anos 2000
Leia livros infantis sobre medos: Existem muitos livros infantis que podem ajudar as crianças a lidar com seus medos.
Brinque com a criança sobre seus medos: Brincar pode ser uma ótima maneira de ajudar a criança a relaxar e a se sentir mais segura.
Crie um ambiente seguro e acolhedor para a criança: A criança precisa se sentir segura e amada para poder lidar com seus medos.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…