Chamadas

Outubro Rosa – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama

Outubro Rosa é uma importante campanha de conscientização sobre o câncer de mama. Um alerta a todas as mulheres do mundo inteiro. O objetivo é reforçar as mensagens sobre a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama. 

As mulheres brasileiras precisam ficar atentas. No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais comum entre elas. A campanha deste ano tem como objetivo motivar e instrumentalizar a população e os profissionais de saúde para as ações de controle e o cuidado integral relativos aos câncer de mama e do colo do útero, com foco na prevenção e na detecção precoce.

Diagnóstico Precoce

Quanto mais cedo começar o tratamento melhor é para o combate à doença. Por isso, o diagnóstico precoce é crucial para o tratamento efetivo e a maior sobrevida das pacientes. Além de observar e apalpar suas mamas regularmente, mulheres entre 50 e 69 anos, com risco padrão, devem fazer uma mamografia de rastreamento a cada dois anos. 

O exame pode identificar o câncer antes mesmo de surgirem sintomas. A mamografia nessa faixa etária é uma prática adotada em muitos países e tem evidências científicas de benefício na redução da mortalidade por câncer de mama.

O símbolo do Outubro Rosa é o laço cor-de-rosa, lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure nos anos 1990. Ele representa a luta contra o câncer de mama e a importância da detecção precoce.

Leia também | EUA aprovam primeiro novo tratamento para esquizofrenia em décadas

Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade por essa neoplasia. A população deve ser informada quanto ao tema para que possa adotar medidas que protejam a sua saúde.

A prevenção primária do câncer de mama consiste em reduzir os fatores de risco modificáveis e promover os fatores de proteção para a doença. A prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado, por meio de uma alimentação saudável, e evitar o consumo de bebidas alcóolicas estão associadas à redução do risco de desenvolver câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

6 séries de 2010 que conquistaram os adolescentes

Os adolescentes dos anos 2010 foram presenteados com séries que emocionaram, criaram moda, mexeram com…

57 minutos atrás

Canal Viva confirma reprise de Roque Santeiro a partir de novembro

Para os saudosistas e para quem nunca assistiu, o canal Viva confirmou a reprise da…

1 hora atrás

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena e prêmio sobe para R$ 50 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena concurso 2782 realizado na noite desta quinta-feira  (3),…

2 horas atrás

Formiga-tartaruga: a cabeça desse inseto funciona como uma porta

As formigas são conhecidas por sua incrível diversidade, e entre suas inúmeras espécies, uma em…

2 horas atrás

Qual é o filme? Ganhou 4 Oscars, é uma obra-prima do suspense e está no Streaming

Parasita, dirigido por Bong Joon-ho, é um daqueles filmes de suspense que entraram para a…

2 horas atrás

Barulho de “terremotos no céu” ouvido ao redor do mundo; ninguém sabe o que é

Nos últimos anos, diversas pessoas ao redor do mundo têm relatado ouvir barulhos altos e…

2 horas atrás