Como a pandemia de Covid-19 causou todos os fatores desestabilizadores na economia do Brasil neste ano, muitos brasileiros estão mais ansiosos para receber o décimo terceiro salário.
Principalmente porque muitos trabalhadores tiveram seus contratos suspensos, ou a jornada de trabalho e salário reduzidas.
Isso tudo deixou muitos brasileiros inseguros quanto ao recebimento do abono este ano, pensando nisso elaboramos um artigo onde vamos te ensinar a calcular o seu abono para que não haja surpresas indesejadas no momento do recebimento.
Pagar aos funcionários o 13º salário é uma das várias obrigações de uma empresa, como sabemos, é um direito de todos os empregados que possuam registro na CLT.
O pagamento do abono natalino é geralmente dividido em duas parcelas a primeira é efetuada entre os dias 1º de fevereiro até o dia 30 de novembro, e a segunda parcela tem obrigação de ser paga até o dia 20 de dezembro.
Caso o empregador deseje realizar o pagamento em uma única parcela, deverá realizá-lo até o dia 30/11, mas considerando no cálculo as deduções dos encargos incidentes.
50% do valor a ser pago do 13% é realizado na primeira parcela, ela possui um valor maior que a segunda, pois é feito de forma integral, ou seja, não tem descontos.
O valor da segunda parte é um pouco menor porque, embora o cidadão receba os outros 50% do pagamento, nesta parte ainda existem descontos relacionados aos encargos legais, como por exemplo FGTS.
Para que você pode realizar o cálculo do seu recebimento do décimo terceiro, é preciso estar ciente, que o abono é proporcional a quantidade de meses trabalhadas no decorrer do ano.
Para ficar mais fácil vou exemplificar como o cálculo é feito.
Divida o valor do seu salário por 12 (ou seja, pelo quantidade de meses do ano).
Após realizar a divisão, você multiplica o resultado pelo número de meses que você tenha trabalhado.
Por fim calcule 50% do valor para que assim consiga chegar no montante da primeira parcela.
Joana recebeu em média R$ 1.500,00 e trabalhou os 12 meses do ano, o cálculo ficou da seguinte forma:
No caso do trabalhador possuir horas extras ele deverá somar todas as horas realizadas até outubro e dividir por 12, após isso deverá multiplicar o valor encontrado pelo custo de sua hora extra e somar ao salário bruto, que será usado para o cálculo da primeira parcela do 13º.
Outros rendimentos dos trabalhadores (adicional noturno, horas extras e comissões) também são adicionados ao valor do salário usado como base para o cálculo dos salários.
Já no caso da segunda parcela,ela equivale ao salário bruto do mês de dezembro. Somam-se os descontos do adiantamento da primeira parcela, o INSS e o Imposto de Renda.
Caso você tenha começado a trabalhar no mesmo ano em que o décimo terceiro será pago,
entrou em fevereiro de 2020 e receberá em novembro por exemplo, deverá fazer o cálculo proporcional.
Realizando o cálculo
Para iniciar divida o salário bruto por 12; após realizar a divisão multiplique o resultado pelo número de meses trabalhados e depois substitua do resultado o adiantamento e descontos do INSS e Imposto de Renda.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…