Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Pensão por morte: Entenda como funciona!

Entenda o que é pensão por morte, saiba como esse benefício funciona e veja quem pode receber esse valor do INSS.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fornece diversos benefícios para os segurados e seus dependentes, em diversas situações, um dos benefícios pago aos dependentes, em caso de falecimento do segurado, é a pensão por morte.

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre os benefícios do INSS e como ele funciona, é importante se informar e tirar dúvidas sobre os auxílios e aposentadorias para saber como eles podem ser solicitados.

Confira este artigo até o final e entenda como funciona a pensão por morte.

Pensão por morte / Imagem freepik

Quem recebe a pensão por morte?

Para analisar quem receberá a pensão por morte, o INSS considera os dependentes do segurado, com a seguinte ordem de prioridade das classes: 

  • 1ª classe – o cônjuge, a companheira ou o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de vinte e um anos de idade ou filho inválido ou que tenha deficiência intelectual, mental ou grave;  
  • 2ª classe – os pais;  
  • 3ª classe – o irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de vinte e um anos de idade ou irmão inválido ou que tenha deficiência intelectual, mental ou grave.   

Leia também | Benefícios do INSS: entenda como eles funcionam!

Tirando dúvidas

Os dependentes da mesma classe concorrem entre si em condições iguais para recebimento da pensão por morte, sendo necessária a comprovação da dependência, respeitada a sequência das classes. 

A dependência econômica dos dependentes de 1ª classe é automaticamente presumida, já as demais classes devem ser comprovadas. O enteado e o menor tutelado equiparam-se a filho mediante declaração do segurado e se comprovada a dependência econômica.

Quem quiser realizar a solicitação da pensão por morte basta acessar o aplicativo Meu INSS pelo seu celular, ou o site: gov.br/meuinss. Para realizar o acesso basta utilizar CPF e senha.  Se você não for cadastrado no portal, é possível se inscrever rápida e gratuitamente. O pedido também pode ser feito por telefone, pela Central 135.

Comentários estão fechados.