Chamadas

PIS/PASEP: 10,5 milhões de pessoas vão poder sacar dinheiro esquecido

Segundo a Caixa Econômica Federal os trabalhadores com carteira assinada vão poder sacar o dinheiro esquecido. Eles vão poder sacar o valor de R$ 25,4 bilhões. Esse valor é referente a contas de trabalhadores no período de 1971 a 1988. Serão beneficiados cerca de 10,5 milhões de pessoas.

Segundo a estatal, quem possuir saldo nessas contas tem até o dia 5 de agosto deste ano para sacar o valor total. Em caso de falecimento do titular das contas, o saldo será disponibilizado aos herdeiros legais, como dependentes ou sucessores.

Os trabalhadores que tiveram vínculo empregatício na iniciativa privada ou como servidores públicos no período mencionado têm o direito de sacar os recursos das cotas, desde que não tenham realizado o saque anteriormente. 

No entanto, quem não sacar os valores, o dinheiro será transferido para o Tesouro Nacional. Contudo, os interessados ainda poderão solicitar esses valores à União em um prazo de até 5 anos.

Os valores podem ser sacados pelo aplicativo FGTS, não sendo necessário comparecer às agências do banco.

A data foi estabelecida em atendimento ao Edital de Chamamento Público do Ministério do Trabalho, publicado no Diário Oficial da União.

Como consultar e sacar

A Caixa informou que a retirada do dinheiro poderá ser feita sem precisar ir a uma agência bancária. O banco desenvolveu uma forma 100% digital e simplificada pelo aplicativo do FGTS. Para solicitar o saque, basta abrir o aplicativo, selecionar a mensagem “Você possui saque disponível”, depois clicar em “Solicitar o saque do PIS/Pasep”. 

Você poderá escolher a forma de saque que poderá ser: crédito em conta ou presencial, verificar seus dados e selecionar “Confirmar saque”. O saldo pode ser creditado em conta bancária de qualquer instituição indicada pelo trabalhador, sem custo nenhum.

No caso do trabalhador falecido, o beneficiário pode acessar seu próprio Aplicativo FGTS e solicitar o saque na opção “Meus Saques”, depois “Outras Situações de Saque” e, em seguida, escolher a opção “PIS/Pasep– Falecimento do Trabalhador”, juntar os documentos necessários e confirmar a solicitação.

Se você se enquadrar em qualquer hipótese de saque do FGTS e tiver conta PIS/Pasep, o saldo dessa conta é liberado em conjunto com o FGTS.

O trabalhador que precisar desfazer dúvidas, poderá acessar o Aplicativo FGTS ou ligar para o telefone 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, ou para o 0800 104 0104, para demais regiões.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Conheça as 5 Piores profissões do Brasil

Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…

32 minutos atrás

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

13 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

14 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

17 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

17 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

17 horas atrás