Nesta sexta-feira, 27 de dezembro, termina o prazo para sacar o abono salarial PIS/Pasep de 2024. O calendário de pagamentos teve início em fevereiro deste ano, de acordo com a data de nascimento do trabalhador.
Mais de 239 mil trabalhadores ainda podem retirar o benefício até o dia 27 de dezembro. Quem não retirar o dinheiro nesta data, vai ter que enfrentar uma burocracia, isso porque os valores não sacados serão transferidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Após o dia 27 de dezembro, ainda será possível recuperar o valor. Neste caso, será preciso fazer um requerimento ao Ministério do Trabalho e Emprego e esperar.
De acordo com as regras do abono salarial, o trabalhador tem cinco anos para resgatar o dinheiro, contados a partir do encerramento do calendário anual, sem a necessidade de determinação judicial. No entanto, quando você perde o prazo, precisa fazer um requerimento para conseguir sacar os valores, conforme estabelece o artigo 4º da Resolução 838 do Codefat, de setembro de 2019.
Para você retirar o abono salarial PIS/Pasep até a data-limite de 27 de dezembro, basta ir ao banco para o saque imediato:
PIS: o saque deve ser feito na Caixa Econômica Federal
PASEP: O servidor público deve ser feito no Banco do Brasil.
Após o dia 27 de dezembro, para retirar o dinheiro, será necessário ingressar com um recurso administrativo junto ao Ministério do Trabalho e Emprego para sacá-lo. O trabalhador pode buscar por um posto de atendimento físico do MTE, na localidade onde mora. No site do MTE, é possível encontrar os endereços, acessando o link.
Também é possível entrar em contato com a pasta por e-mail, através do endereço trabalho.UF@economia.gov.br, sendo que as letras UF (unidade federativa) devem ser substituídas pela sigla do estado em que o trabalhador reside.
Leia também | INSS: Idade para aposentadoria vai mudar em 2025
O trabalhador ou servidor público para sacar o abono salarial, precisa cumprir os seguintes requisitos: Ganhar até dois salários-mínimos e ter trabalhado ao menos 30 dias no ano-base de pagamento.
Confira a regra
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…
Escolher uma carreira promissora exige olhar além do agora sendo preciso entender para onde o…
Escolher uma carreira não envolve somente pensar em salário ou estabilidade, mas também em como…
O esgotamento profissional é conhecido como burnout e tem se tornado cada vez mais comum…