Neste mês, a Caixa Econômica Federal pagará o último lote do abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2021. O pagamento começará a partir do dia 17 de julho.
Vão receber os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em novembro e dezembro e os servidores públicos com número de inscrição terminado em 8 ou 9. A Caixa é responsável pelo pagamento do PIS e o Banco do Brasil pelo Pasep.
O trabalhador para receber o abono salarial PIS/Pasep 2023 deverá comprovar que trabalhou durante o ano de 2021 em um período de 30 dias ou 12 meses com carteira assinada.
O benefício só é pago para quem teve uma remuneração em 2021 de até dois salários-mínimos, além de estar inscrito no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos.
Não terão direito de receber o abono salarial os empregados domésticos, trabalhadores rurais empregados por pessoa física, trabalhadores urbanos empregados por pessoa física e trabalhadores empregados por pessoa física equiparada à jurídica.
O valor que o trabalhador vai receber referente ao PIS/Pasep dependerá do tempo trabalhado em 2021. Para quem trabalhou durante 12 meses seguidos terá direito de receber o valor de R$ 1.320. Para quem trabalhou menos, tem direito ao valor proporcional – para calcular, basta multiplicar o número de meses trabalhados em 2021 por R$ 110.
Os trabalhadores cadastrados no PIS podem sacar na Caixa, enquanto os cadastrados no PASEP devem procurar o Banco do Brasil. Também é possível sacar o benefício direto no aplicativo Caixa Tem.
Quem não sacou o abono salarial no prazo estipulado, terá uma segunda chance para sacar o dinheiro, no dia 28 de dezembro de 2023.
Leia Também | “Threads”: nova rede social para concorrer com Twitter
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…