A pandemia de Covid-19 alterou muitas coisas na vida das pessoas e também na economia. A Covid conseguiu alterar a forma de pagamento do abono salarial PIS/PASEP. Atrasando a liberação do dinheiro.
Neste ano, o governo liberou o pagamento do abono referente ao ano-base 2021. Já o PIS/PASEP 2022 só será liberado no ano que vem.
Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador precisa cumprir alguns critérios:
O valor que o trabalhador vai receber dependerá da quantidade de meses trabalhados durante o ano-base. Para saber quanto você vai receber, basta dividir o valor do salário mínimo por 12, a quantidade de meses do ano. Em seguida, pegar o resultado e multiplicar o valor pela quantidade de meses trabalhados no ano-base.
A expectativa é que o governo utilize o mesmo sistema que foi usado em 2023. Com isso, o pagamento do abono salarial referente ao ano-base 2022 deve acontecer a partir de fevereiro de 2024.
Fique atento: se você ainda não sacou o PIS/PASEP referente ao ano-base 2021 tem até o dia 28 de dezembro de 2023 para retirar o dinheiro.
Leia também | Auxílio Gás: veja qual será o valor do benefício em outubro
Instituído pela Lei n° 7.998/90, o Abono Salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei.
A Caixa Econômica Federal atua como Agente Pagador do Abono Salarial, sob gestão do Ministério do Trabalho e Emprego. A origem dos recursos para pagamento é do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador.
O PASEP destinado ao servidor público é pago pelo Banco do Brasil.
Pelos canais do Ministério do Trabalho e Emprego, os trabalhadores podem realizar a consulta sobre o direito ao Abono Salarial, assim como, o esclarecimento de dúvidas relativas ao processamento das informações sociais do trabalhador (RAIS/eSocial), identificação, concessão, valor do benefício e calendário de pagamentos.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…