Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

PIS/PASEP: veja quando você vai receber o próximo pagamento

O valor que o trabalhador vai receber dependerá da quantidade de meses trabalhados durante o ano-base

A pandemia de Covid-19 alterou muitas coisas na vida das pessoas e também na economia. A Covid conseguiu alterar a forma de pagamento do abono salarial PIS/PASEP. Atrasando a liberação do dinheiro. 

Neste ano, o governo liberou o pagamento do abono referente ao ano-base 2021. Já o PIS/PASEP 2022 só será liberado no ano que vem.

Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador precisa cumprir alguns critérios:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Os valores do PIS/Pasep 

O valor que o trabalhador vai receber dependerá da quantidade de meses trabalhados durante o ano-base. Para saber quanto você vai receber, basta dividir o valor do salário mínimo por 12, a quantidade de meses do ano. Em seguida, pegar o resultado e multiplicar o valor pela quantidade de meses trabalhados no ano-base.

Quando será pago o PIS/PASEP ano-base 2022?

A expectativa é que o governo utilize o mesmo sistema que foi usado em 2023. Com isso, o pagamento do abono salarial referente ao ano-base 2022 deve acontecer a partir de fevereiro de 2024.

Fique atento: se você ainda não sacou o PIS/PASEP referente ao ano-base 2021 tem até o dia 28 de dezembro de 2023 para retirar o dinheiro.

Leia também | Auxílio Gás: veja qual será o valor do benefício em outubro

O que é o Abono Salarial

​Instituído pela Lei n° 7.998/90, o Abono Salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei.

A Caixa Econômica Federal atua como Agente Pagador do Abono Salarial, sob gestão do Ministério do Trabalho e Emprego. A origem dos recursos para pagamento é do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador.

O PASEP destinado ao servidor público é pago pelo Banco do Brasil.

Pelos canais do Ministério do Trabalho e Emprego, os trabalhadores podem realizar a consulta sobre o direito ao Abono Salarial, assim como, o esclarecimento de dúvidas relativas ao processamento das informações sociais do trabalhador (RAIS/eSocial), identificação, concessão, valor do benefício e calendário de pagamentos.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.