Chamadas

Por que algumas pessoas têm medo de palhaço?

Você já se deparou com uma pessoa que tem um medo incontrolável de palhaço? É um tipo de claustrofobia que pode impactar alguém em algum momento da vida. Geralmente crianças são as que mais têm medo de palhaços. Mas não se engane, os adultos também podem ter momentos de “terror” ao encontrar alguém caracterizado.

Mas você sabia que não existe explicação pelo motivo que nos leva a ter medo de palhaços? Ninguém parou para pesquisar porque isso acontece.

Existem inúmeras explicações possíveis para a fobia que já foram apresentadas na literatura acadêmica, porém, nenhum estudo investigou especificamente suas origens.

As mulheres parecem ter mais medo dos palhaços que os homens. Também elas são as que mais têm medo de aranhas, baratas, ratos e cobras. Esses medos tendem a diminuir conforme a idade.

O medo de palhaços

A maioria das pessoas sente medo da maquiagem. Alguns costumam ter uma sensação estranha ou perturbadora ao encontrar uma pessoa maquiada de palhaço.

Muitos filmes incentivam o medo por palhaços, como é o caso do longa mais famoso do momento “It – A Coisa”. O enredo gira em torno do Pennywise que é o responsável pelo desaparecimento de várias crianças.

O medo de palhaço é tão grande, que muita gente sente pavor até pelo mascote da rede de fast food mais badalada do planeta, Ronald McDonald. 

Sintomas da coulrofobia

Coulrofobia é o nome dado para quem tem medo ou pavor de palhaços. Os sintomas incluem sinais de uma crise de ansiedade ao ver um palhaço. A pessoa começa a ter:

  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Falta de ar;
  • Respiração ofegante;
  • Sudorese;
  • Náuseas;
  • Sensação de boca seca.

Leia também | INSS muda a regra para pedir o Auxílio-Doença

Tratamento

Mas fique tranquilo, existe tratamento para a coulrofobia. Segundo os especialistas, esse tipo de fobia e os sintomas podem  ser controlados. O tratamento pode ser feito por meio de psicoterapia, onde o terapeuta poderá ajudar a entender quais os gatilhos são ativados quando esse pavor se instala. 

O terapeuta vai auxiliar a pessoa a não ter mais esse tipo de medo. Irá incentivar a autoestima do paciente. Trabalhando os mecanismos de defesa do paciente. Com o andar do tratamento, a pessoa já passa a assistir um filme com palhaços sem sentir aquele desconforto evidente.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

11 doramas românticos para se apaixonar e rir bastante

Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…

2 semanas atrás

Planos de saúde: Conheça 30 das principais operadoras do Brasil

No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…

3 semanas atrás

Os 10 estados com mais roubos de moto no Brasil e os modelos

O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…

3 semanas atrás

5 países baratos para viajar e fora das Américas

Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…

1 mês atrás

Regras de etiqueta que todo mundo deveria seguir, mas ninguém segue

Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…

1 mês atrás

Conheça países que mudaram de nomes ao longo da história

A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…

1 mês atrás