Chamadas

Por que Santo Antônio ganhou fama de santo casamenteiro?

Santo Antônio de Pádua, mais conhecido como Santo Antônio, é um dos santos mais populares da Igreja católica. Ficou famoso como o “santo casamenteiro”. Mas por que será que ele ganhou essa fama de casamenteiro?

Segundo a igreja, ele nasceu em Lisboa, Portugal, em 1195, com o nome de Fernando de Bulhões. Ingressou na ordem dos franciscanos e adotou o nome Antônio. Se destacou como um brilhante pregador e teólogo, conhecido por sua profunda devoção e pelos sermões que atraíam milhares de pessoas.

Os milagres de Santo Antonio

Todo dia 13 de junho, é celebrado pela Igreja Católica o Dia de Santo Antonio. A data ganhou força graças aos milagres atribuídos a ele atribuídos. Muitos deles realizados em vida e outros após sua morte.

Segundo os devotos do santo, que contam a história mais famosa atribuída ao santo. Dizem que ao não ser ouvido pelos homens, ele pregou para os peixes que emergiram para escutá-lo. No entanto, foi a dedicação de Santo Antônio aos pobres e oprimidos que lhe conferiu uma reputação especial. Ele frequentemente ajudava pessoas necessitadas a encontrar soluções para as dificuldades enfrentadas, incluindo problemas matrimoniais e questões amorosas.

 Ele ajudava mulheres pobres a conseguirem dotes para se casarem, o que era crucial naquela época para que pudessem contrair matrimônio.

No dia 13 de junho, muitas igrejas distribuem pães bentos, conhecidos como “pão de Santo Antônio”. Esses pães são guardados como símbolos de bênção e proteção para o lar, e acredita-se que ajudam a garantir prosperidade e um bom casamento.

Lendas sobre o santo

Dizem que Santo Antonio passou a ser reconhecido como o “santo casamenteiro”, após uma mulher cansada de pedir ao santo um marido, atirou a imagem de Santo Antonio pela janela. Ela caiu em cima de um lindo rapaz, que subiu as escadas da casa da moça para lhe entregar a imagem. Os dois acabaram se casando.

Leia também | Conheça os 9 países mais baratos do mundo para estudar

Crendices

Uma das crenças mais conhecidas para alguém conseguir um casamento, é amarrar uma fita branca à imagem do Santo e guardá-la de cabeça para baixo dentro do guarda-roupas, fazendo um pedido para encontrar o amor no prazo de três meses na noite do dia 13 de junho.

Milagre

Dizem que quando alguns hereges colocaram veneno em sua comida para verificar sua santidade, o santo fez o sinal da cruz sobre o alimento, comeu-o e nada sofreu, para o vexame dos seus tentadores.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

4 países com mais chances de entrar em guerra após Israel e Irã

Após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, o mundo se viu em um…

1 semana atrás

15 empregos mais bem pagos do mundo em TI e tech em 2025

A tecnologia está cada vez mais presente em todos os cantos da sociedade, e a…

2 meses atrás

6 maiores raças de gatos do mundo que você pode ter na sua casa

Gatos têm um jeito único de ganhar espaço nos nossos corações e casas. São práticos,…

2 meses atrás

13 raças de cães mais populares do mundo em 2025

Quem resiste a um par de olhos brilhantes e um rabinho abanando? Em 2025, os…

3 meses atrás

11 doramas românticos para se apaixonar e rir bastante

Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…

4 meses atrás

Planos de saúde: Conheça 30 das principais operadoras do Brasil

No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…

4 meses atrás