Uma opção muito utilizada pelos trabalhadores é a portabilidade do salário, ou seja, pedir para o salário cair em uma determinada conta bancária diferente. Entretanto, esse é um assunto que causa muitas dúvidas a quem utiliza ou quer utilizar esse serviço.
Se você deseja fazer a portabilidade do seu salário, mas não sabe como fazer, ou ainda, caso você tenha feito a portabilidade para receber em outra conta bancária e agora não quer mais, e deseja cancelar a portabilidade, fique até o final, pois vamos explicar os dois casos.
A portabilidade do salário, nada mais é do que uma transferência feita em contas de diferentes instituições. É o direito de todos os trabalhadores, seja de empresa privada ou pública, a opção de escolher onde desejam receber sua remuneração.
Dessa maneira, mesmo que a empresa tenha uma instituição para realizar o pagamento, o trabalhador poderá realizar a portabilidade do salário, para então receber seus salários, proventos e outros recursos na conta desejada.
Lembrando ainda que o trabalhador pode usufruir dessa ferramenta pelo tempo que desejar, além disso, não há custo nenhum, ou seja, nenhuma instituição pode cobrar pela portabilidade. Seja para realizar a portabilidade ou cancelar a mesma.
Leia também | 20 opções de cartão de crédito que não cobram anuidade
A solicitação pode ser feita a partir dos aplicativos de instituições das instituições financeiras, ou ainda através dos canais digitais do banco.
Para pedir a portabilidade para um novo banco através, a tarefa é super simples, basta entrar em contato com o banco que você já possui conta salário ou com o banco que quer receber e informar que deseja fazer a portabilidade para uma nova conta.
Nisso, será solicitado as seguintes informações:
Conforme informado pelo Banco Central, assim que o trabalhador solicitar a portabilidade da conta-salário, a mudança acontecerá em um prazo de até 10 dias úteis, contados a partir da data do pedido.
Após isso, o trabalhador não precisa fazer absolutamente mais nada, tendo em vista que a portabilidade é uma operação que ocorre entre os bancos. Assim, passado o prazo da solicitação, os pagamentos serão encaminhados automaticamente na conta que o trabalhador escolheu.
Caso você queira cancelar sua portabilidade, independente do motivo, um dos caminhos a se fazer é utilizar o próprio aplicativo do banco em que foi feita a portabilidade.
A primeira coisa que você pode fazer é entrar em contato com o banco, da mesma forma que fez a portabilidade, para informar o cancelamento do serviço. Em bancos digitais, como, por exemplo, o Nubank, a portabilidade é cancelada imediatamente após a solicitação da portabilidade em outra instituição.
Lembrando que da mesma forma que existe um prazo para efetivar a portabilidade, o cancelamento do serviço também possui um prazo, nesse caso é de até 5 dias, todavia, esse tempo pode ser menor conforme o banco.
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…