Portugal identifica necessidade de estrangeiros e lista empregos em demanda
Portugal está em busca de trabalhadores estrangeiros para diversas vagas de emprego disponíveis, podendo ser a sua oportunidade
Portugal é mais um dos países europeus que está enfrentando a escassez de mão de obra. O que representa oportunidades para estrangeiros que buscam se mudar para outro país, inclusive para os brasileiros.
Estrangeiros com habilidades em áreas que estão com alta demanda em Portugal, tem muito mais chances de conseguir viver legalmente no país, tendo o visto de trabalho garantido.
Para chegar nas profissões com maior escassez de trabalhadores, o relatório EURES da Autoridade Europeia de Trabalho, analisou os empregos com escassez e excedentes de trabalhadores, e identificou que em mais de 30 ocupações diferentes estão faltando novos profissionais.
Empregos em demanda para estrangeiros
Diversos setores de Portugal enfrentam a escassez de mão de obra, mas alguns dos destaques são para a alimentação, agricultura, hospitalidade, manufatura, saúde e TI. Com base no último relatório da EURES, algumas das principais ocupações que enfrentam a escassez de trabalhadores incluem:
- Trabalhadores de fazendas, jardins e horticultura
- Mecânicos e reparadores de máquinas agrícolas e industriais
- Ajustadores e operadores de máquinas-ferramentas para trabalhar metais
- Soldadores e cortadores de chama
- Encanadores e encanadores
- Pedreiros e trabalhadores relacionados
- Bartenders
- Garçons
- Cozinheiros e ajudantes de cozinha
- Recepcionistas de hotel
- Programadores de aplicações
- Desenvolvedores de software
- Profissionais de enfermagem
- Médicos
- Engenheiros eletricistas
Requisitos de elegibilidade para trabalhar em Portugal
Para brasileiros que queiram viver e trabalhar em Portugal, será necessário solicitar um Visto de Trabalho. Para garantir o visto de trabalho para viver legalmente no país são necessários:
Ter uma oferta de emprego em Portugal: A vaga de emprego necessariamente deve ter sido publicada há no mínimo um mês, para as autoridades poderem garantir que nenhum cidadão português ou da União Europeia não poderia ter preenchido a vaga.
Seu empregador deve solicitar uma permissão de trabalho em seu nome: O empregador deve enviar a solicitação às autoridades trabalhistas de Portugal.
- Leia também: Como estudar em uma universidade de Portugal?
Requisitos para tirar o visto de trabalho
Para conseguir emitir o visto de trabalho, é necessário separar alguns documentos que serão exigidos no processo, são eles:
- Passaporte valido
- Fotos tamanho passaporte, seguindo as diretrizes para o visto de Portugal
- Comprovante de fundos para se sustentar
- Registros criminais do país do Brasil
- Comprovante de cobertura de seguro de saúde como estrangeiro
- Comprovante de residência
- Cópia do seu contrato de trabalho
- Se já tiver em Portugal, o comprovativo de entrada legal em território português
Todos os documentos informados devem estar em português. Certos documentos como diplomas ou documentos civis poderão ter que ser legalizados em Portugal, a legalização dos documentos por acontecer através de um Selo de Apostila ou pela Embaixada Portuguesa no Brasil.
Como solicitar o visto
Após o empregador garantir seu emprego, o pedido de visto de trabalho passa a ser dividido em três partes. Na primeira delas seu empregador solicita a Permissão de Trabalho, do qual ele deve fazer isso assim que te oferecer o emprego, mas antes de você viajar para Portugal.
O segundo passo é você solicitar o visto de trabalho na Embaixada Portuguesa, onde, com a Permissão de Trabalho em mãos, você estará apto para solicitar o visto a Embaixada Portuguesa.
Por fim, uma vez que você tenha chegado a Portugal, será necessário solicitar sua residência para Trabalho no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Português (SEF), é isso que lhe permitirá viver no país por um longo período de tempo.
Comentários estão fechados.