Chamadas

Posso trabalhar para outras empresas em meus horários de folga?

Uma das dúvidas do empregado com carteira assinada é se ele pode trabalhar em outro emprego durante seus períodos de folga, como fins de semana, feriados e férias. Existem regras que todo trabalhador precisa seguir.

Por isso, se você quer ter um outro trabalho nos seus períodos de descanso, fique atento às regras.

Férias

O empregado com carteira assinada não pode ter outro emprego durante o período de férias. A legislação proíbe que você exerça atividade para outro empregador durante suas férias. Sendo assim, não é possível estabelecer um novo contrato de trabalho com outra empresa para prestar serviços.

A única exceção é se você já possuir, de forma concomitante, contrato de trabalho com outra empresa. Neste é quando você já tem dois contratos em regime de período parcial e os períodos de férias não coincidirem, você pode usufruir das férias em um contrato enquanto continua trabalhando no outro.

Leia também | As 7 melhores profissões para quem gosta de desenhar

Outros períodos de descanso

Em outros períodos de descanso, não existe nenhum impedimento. Ou seja, fora do período de férias, não há impedimento legal para que você preste serviços para outra empresa em suas folgas. Mas antes de você aceitar um outro trabalho no seu período de folga, observe se o seu contrato de trabalho contém alguma cláusula de exclusividade. Se houver, e você a tiver aceitado, essa cláusula pode restringir sua capacidade de trabalhar para outras empresas.

Neste caso, há uma divergência sobre o assunto. Existe quem entenda que se você for trabalhar no seu período de folga para uma empresa que não seja do ramo da empresa que você está contratado, não haverá problema.

Há decisões da Justiça do Trabalho apenas permitindo cláusula de exclusividade em relação a empresas do mesmo ramo de atividade do empregador.

A legislação trabalhista brasileira não impede que você tenha dois empregos formais com carteira assinada, se forem respeitadas algumas condições, como a compatibilidade de horários e a ausência de conflito de interesses entre as empresas.

O bom é sempre o trabalhador antes de aceitar um segundo trabalho, é ficar atento ao seu contrato de trabalho com a empresa atual. O melhor é consultar um advogado trabalhista para obter orientações específicas para o seu caso. 

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

5 situações que a revisão pode aumentar o valor da aposentadoria em 2026

Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…

1 semana atrás

Faculdade para se formar rápido? Veja os cursos mais rápidos do Brasil

Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…

2 semanas atrás

15 doenças mais ‘fáceis’ se aposentar pelo INSS

Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…

2 semanas atrás

11 doenças na coluna que podem dar direito a aposentadoria em 2026

Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…

2 semanas atrás

15 países com os melhores sistemas de aposentadoria do mundo

O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…

2 semanas atrás

Aposentadoria por obesidade: Consulte se você tem direito

A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…

2 semanas atrás