Existem pessoas que detestam espirrar, muitas delas conseguem prender o espirro, no entanto, elas não sabem o quanto isso pode fazer mal a sua saúde. Espirrar é um ato reflexo do nosso corpo para expelir substâncias irritantes ou corpos estranhos das vias aéreas superiores, como nariz e garganta.
Quando a pessoa prende o espirro, essa pressão não é liberada e pode ser direcionada para outras partes do corpo, causando diversos problemas de saúde. Então, pense duas vezes antes de prender o espirro.
Às vezes não paramos para pensar que certas coisas que fazemos só nos mal, causando problemas de saúde. Você sabia que a pressão gerada por um espirro pode chegar a ser 20 vezes maior que a pressão normal do ar nos pulmões?
Quando essa pressão é contida, ela pode causar:
Leia também | Conheça os livros mais vendidos da história
Quando você resolve prender o espirro, redireciona uma força poderosa para dentro do corpo, causando danos em diversas estruturas. Você deve sempre lembrar que o espirro é um mecanismo de defesa importante para eliminar agentes infecciosos e irritantes das vias aéreas. Ao prender o espirro, você impede que esses agentes sejam eliminados, o que pode aumentar o risco de infecções.
Espirrar acontece quando seu corpo percebe algo em seu nariz que não deveria estar ali. Geralmente é pólen, poeira, bactérias, sujeira ou fumaça. Então, você já percebeu que você não pode prender o espirro. O melhor é deixá-lo sair naturalmente. Sua saúde agradece!
A melhor opção é sempre deixar o espirro acontecer naturalmente. Se você estiver em um ambiente público, cubra o nariz e a boca com um lenço de papel ou com o braço para evitar a propagação de gotículas.
Na sexta-feira (14), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), a autorização para a…
As mudanças no comportamento da sociedade nos dias atuais mexem até mesmo com novas palavras…
Já passou pela sua cabeça saber porque usamos a palavra feira no nome dos dias…
Os avanços da tecnologia vem mexendo com a vida de muita gente, que estão começando…
Se você é fã de cinema brasileiro, prepare-se para uma novidade que promete sacudir o…
Ah, o Carnaval! Tempo de festa, bloquinhos, fantasias e muita animação. Mas, depois de tanta…