Ficar adiando o que pode ser feito imediatamente é um hábito muito comum e muitas pessoas o fazem, entretanto, é preciso pensar na sua saúde mental, pois a procrastinação te causa ansiedade.
Adiar seus compromissos pode parecer algo inofensivo, porém, isso pode ser muito prejudicial para seu corpo e mente. É necessário entender que, quanto antes você realizar seus compromissos, mais rápido a sua mente ficará livre.
Leia este artigo até o final e entenda como parar de adiar as coisas vai te ajudar a diminuir a sua ansiedade.
Retirar a procrastinação da sua rotina pode ser a chave para que você diminua a sua ansiedade. Afinal, um problema não resolvido fica ocupando espaço na cabeça durante todo tempo, te irritando e você acaba se culpando.
“O ato de procrastinar é o comportamento repetido de deixar para depois o que você deveria ter feito hoje. A ideia é que a pessoa posterga uma atividade geralmente importante, não uma atividade irrelevante, e não tem motivação para voltar a fazê-la. A procrastinação não é um transtorno mental em si, mas, quando exagerada, pode sinalizar outros problemas de saúde mental”, explica a neurocientista Karina Abrahão, professora de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em uma publicação.
Ou seja, quando você está deixando muito suas tarefas para serem feitas depois, isso não é um problema em si, mas pode indicar que um distúrbio mental ou ser causador de um, como transtornos de ansiedade, por exemplo.
Leia+: 10 dicas para te ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade
Quando alguém procrastina, a autocobrança é inevitável e incessante, chegando a ser perturbadora em alguns casos. É preciso cumprir todas as tarefas que estão ao seu alcance, não acumule compromissos, assim você terá menos problemas com ansiedade.
“Nos tempos atuais, existe muita cobrança de produtividade no trabalho, o nosso tempo é algo muito valioso. Temos que otimizar ao máximo o nosso tempo para darmos conta de fazer tudo. Quando procrastinamos, isso pode gerar uma perda de produtividade e de eficiência que vai levar a mais estresse, mais ansiedade, mais frustração. Consequentemente isso pode levar ao adoecimento mental pelo estresse crônico”, alerta o psiquiatra Elton Kanomata, do Hospital Israelita Albert Einstein.
Não estamos falando sobre se sobrecarregar, é justamente o contrário! Quando você faz o que está ao seu alcance, não existe acúmulo de compromissos e nem uma autocobrança, desta maneira, você será uma pessoa menos ansiosa.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…