Saúde e bem estar

Procrastinação e ansiedade: Pare de adiar compromissos!

Ficar adiando o que pode ser feito imediatamente é um hábito muito comum e muitas pessoas o fazem, entretanto, é preciso pensar na sua saúde mental, pois a procrastinação te causa ansiedade.

 Adiar seus compromissos pode parecer algo inofensivo, porém, isso pode ser muito prejudicial para seu corpo e mente. É necessário entender que, quanto antes você realizar seus compromissos, mais rápido a sua mente ficará livre.

Leia este artigo até o final e entenda como parar de adiar as coisas vai te ajudar a diminuir a sua ansiedade.

“Deixar para depois” pode afetar a sua saúde mental!

Retirar a procrastinação da sua rotina pode ser a chave para que você diminua a sua ansiedade. Afinal, um problema não resolvido fica ocupando espaço na cabeça durante todo tempo, te irritando e você acaba se culpando.

“O ato de procrastinar é o comportamento repetido de deixar para depois o que você deveria ter feito hoje. A ideia é que a pessoa posterga uma atividade geralmente importante, não uma atividade irrelevante, e não tem motivação para voltar a fazê-la. A procrastinação não é um transtorno mental em si, mas, quando exagerada, pode sinalizar outros problemas de saúde mental”, explica a neurocientista Karina Abrahão, professora de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em uma publicação.

Ou seja, quando você está deixando muito suas tarefas para serem feitas depois, isso não é um problema em si, mas pode indicar que um distúrbio mental ou ser causador de um, como transtornos de ansiedade, por exemplo.

Leia+: 10 dicas para te ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade

Abandone a procrastinação, vai diminuir a sua ansiedade!

Quando alguém procrastina, a autocobrança é inevitável e incessante, chegando a ser perturbadora em alguns casos. É preciso cumprir todas as tarefas que estão ao seu alcance, não acumule compromissos, assim você terá menos problemas com ansiedade.

“Nos tempos atuais, existe muita cobrança de produtividade no trabalho, o nosso tempo é algo muito valioso. Temos que otimizar ao máximo o nosso tempo para darmos conta de fazer tudo. Quando procrastinamos, isso pode gerar uma perda de produtividade e de eficiência que vai levar a mais estresse, mais ansiedade, mais frustração. Consequentemente isso pode levar ao adoecimento mental pelo estresse crônico”, alerta o psiquiatra Elton Kanomata, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Não estamos falando sobre se sobrecarregar, é justamente o contrário! Quando você faz o que está ao seu alcance, não existe acúmulo de compromissos e nem uma autocobrança, desta maneira, você será uma pessoa menos ansiosa.

Matheus Vinicius Ribeiro

Redator, atuando ativamente há mais de 5 anos no mercado do jornalismo digital.

Postagens recentes

11 doramas românticos para se apaixonar e rir bastante

Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…

2 semanas atrás

Planos de saúde: Conheça 30 das principais operadoras do Brasil

No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…

3 semanas atrás

Os 10 estados com mais roubos de moto no Brasil e os modelos

O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…

3 semanas atrás

5 países baratos para viajar e fora das Américas

Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…

1 mês atrás

Regras de etiqueta que todo mundo deveria seguir, mas ninguém segue

Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…

1 mês atrás

Conheça países que mudaram de nomes ao longo da história

A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…

1 mês atrás