Chamadas

Profissões do futuro: 7 carreiras que serão criadas somente em 2030

Muitos empregos nos quais estaremos trabalhando em 2030 ainda nem foram inventados. A questão que fica para quem quer escolher o melhor caminho profissional para se seguir conforme a tendência futuro é: quais serão esses empregos?

Acontece que muitos desses novos empregos surgirão de tecnologias que estão nascendo hoje — drones, energia alternativa, carros autônomos, block chain, Machine Learning entre várias outras.

Para identificar quais serão algumas das profissões que ainda nem existem, mas serão inventadas lá para 2030, fizemos um profundo levantamento com artigos, estimativas, dados para trazer algumas das ocupações cotadas para serem criadas num futuro não tão distante.

85% dos empregos ainda não foram criados

Segundo um artigo no Huffpost, 85% dos empregos que existirão em 2030 ainda não foram criados. O artigo em referência se refere a um relatório publicado pela Dell Technologies e pelo Institute for the Future.

A força de trabalho está em constante evolução. Há 15 anos, empregos como leitores de medidores, operadores de mesa telefônica, balconistas de locadoras de vídeo eram super procurados, mas agora nem se quer existem mais.

Há 20 anos, muitos empregos dos quais temos hoje, como engenheiros de blockchain, analista de Big Data, youtubers, influencers, especialista em realidade virtual, especialista em inteligência artificial, entre tantos outros, não existiam.

Muitos dos empregos que são comuns e existem atualmente, não vão mais existir em um prazo de 10 a 15 anos, e da mesma forma que muitos empregos vão acabar, muitos novos empregos ainda estão para surgir.

Quais empregos devem surgir em 2030?

Com base em uma publicação no LinkedIn que utilizou os dados do levantamento da Dell Technologies, esses serão alguns dos empregos que poderão ser criados em 2030:

  1. Programador Quântico
  2. Cientista de Mudanças Climáticas
  3. Consultor de moeda digital
  4. Otimizador de tráfego de drones
  5. Projetistas de veículos autônomos
  6. Produtores de carne cultivada
  7. Engenheiros de Resíduos Perigosos

Que tipo de educação ou treinamento será precisarei?

É fato que 2030 não está muito longe, então você deve estar se perguntando como adquirir habilidades ou mesmo uma vantagem competitiva para se qualificar para empregos que não existem em 2024.

Embora não saibamos quais serão as habilidades necessárias, ter a capacidade de pensar de maneira ágil, sendo curioso, criativo, adaptável e estar frequentemente em busca de novas tendências, o manterá o mais atualizado possível, o que lhe garantirá mais oportunidades no mercado de trabalho na próxima década.

Estando sempre atento às novidades, o que está chegando, para onde o mercado de trabalho está se encaminhando, será possível testemunhar novas mudanças e consequentemente se preparar para ingressar em novas carreiras, em novas áreas que por enquanto estamos apenas aguardando surgirem.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

Veja o ranking internacional que elege as 10 piores comidas do Brasil

Falar de comida e julgar seu sabor pode ser injusto, afinal, o paladar é algo…

25 minutos atrás

Muçarela ou Mussarela? 19 palavras que você escreve errado

E aí, você é do time "muçarela" ou "mussarela"? Talvez nem saiba, mas uma delas…

1 hora atrás

Quais faculdades garantem salários acima de R$ 9 mil?

Ok, vamos direto ao ponto: tem faculdade por aí que aumenta (e muito) a chance…

1 hora atrás

Qual a única palavra que tem plural no meio?

Em épocas de Enem e concursos, saber escrever é essencial, principalmente o singular e plural…

1 hora atrás

BPC: Benefício terá novo valor a partir de 2025

As pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) precisam ficar atentas. No ano…

3 horas atrás

8 dicas que vão te ajudar a não ser assaltado

Conheça algumas dicas que vão te ajudar a não ser assaltado, saiba como evitar que…

3 horas atrás