Se você sempre quis se mudar para a Europa, esse talvez seja o melhor momento de todos. A escassez de mão de obra atinge todo o continente, o que torna muito mais fácil conseguir um emprego e viver legalmente sendo estrangeiro e de um país de fora da União Europeia.
A Dinamarca é o mais recente país a flexibilizar suas regras de imigração, para tentar atrair novos talentos internacionais. O país reduziu os requisitos de salário mínimo, expandiu o esquema de autorização acelerada para abrir mais empregos para estrangeiros.
As indústrias dinamarquesas enxergam que a falta de mão de obra é um dos três maiores fatores que impedem a produção, segundo um novo barômetro econômico do Statistics Denmark, publicado no mês de julho.
Devido à alta escassez de mão de obra, o governo dinamarquês publica uma lista de profissões para as quais está procurando trabalhadores estrangeiros dispostos a viver no país e preencher essas vagas.
A lista conta com mais de 50 ocupações diferentes para profissões que estão enfrentando a escassez de trabalhadores na Dinamarca. Um fato curioso é que existem atividades com diferentes especializações, ou seja, desde profissionais de educação básica até as de ensino superior completo.
Para se qualificar para se mudar para a Dinamarca sob essa lista, a pessoa deve ter formação e conhecimento comprovado para poder se aplicar. Além disso, primeiro é preciso encontrar uma oportunidade de trabalho antes de solicitar o visto.
De tempos em tempos, o governo da Dinamarca publica a lista de atividades que estão sofrendo com a falta de trabalhadores. O balanço do Mercado de Trabalho é revisado semestralmente, e o último levantamento apontou para essas ocupações com maior escassez de trabalhadores:
Lista de Deficiências – Trabalhadores Qualificados
Visão geral das áreas com escassez de mão-de-obra qualificada:
Construção e Engenharia Civil:
Hotelaria, Restauração, Cozinha e Cantina:
Produção Industrial:
TI e Telecomunicações:
Ferro, Metal e Automotivo:
Escritório, Administração, Contabilidade e Finanças:
Vendas, Compras e Marketing:
Saúde, Assistência e Cuidados Pessoais:
Transporte, Correios, Armazenamento e Operação de Máquinas:
Madeira, Móveis, Vidro e Cerâmica:
Agricultura, Silvicultura, Jardinagem, Pesca e Cuidado Animal:
Limpeza, Serviços Prediais e Coleta de Resíduos:
Mídia, Cultura, Turismo, Esportes e Entretenimento:
Alimentos e Bebidas:
Vigilância, Segurança e Monitoramento:
Além de expandir a lista de cargos aos quais os estrangeiros (inclusive os brasileiros) podem se candidatar, a Dinamarca está facilitando e simplificando o recrutamento de cidadãos de países terceiros pelas empresas. O limite salarial foi reduzido, para que mais empregos fiquem abertos aos estrangeiros.
Sob o novo limite, cidadãos estrangeiros que ganham pelo menos 375.000 coroas dinamarquesas por ano (R$ 310.026,30) poderão solicitar autorizações de trabalho e residência. Anteriormente, era necessário 465.000 coroas dinamarquesas (R$ 384.432,61) por ano para isso.
Além disso, empresas dinamarquesas que desejam empregar estrangeiros podem solicitar a certificação fas-track, o que lhes garante um processamento muito mais rápido de autorizações de trabalho e termos bem mais flexíveis para seus funcionários.
Antes, era necessário que as empresas tivessem pelo menos 20 funcionários em tempo integral para se candidatar a essa certificação. Sob as novas emendas, isso está caindo para 10 funcionários, abrindo o esquema para várias outras empresas do país.
Todas essas regras facilitadoras servem para brasileiros que encontrarem oportunidades de trabalho na Dinamarca, podendo ter o processo de ingresso no mercado do país de maneira muito mais acelerada. O requisito é ter capacitação e atender aos requisitos exigidos nas vagas de emprego.
As pessoas que estão recebendo o BPC (Benefício de Prestação Continuada), pago pelo INSS (Instituto…
Muitas vezes nós nos questionamos se somos inteligentes ou não. Será que o nosso vocabulário…
Olha só, quem está de olho no calendário de novembro pode se preparar para uma…
Está preparado para dar uma olhada no céu nesses próximos meses? Porque, olha, ele vai…
O Banco Central do Brasil tornou obrigatório nesta segunda-feira (28), o serviço de Pix Agendado…
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) que tenham dívidas com a Receita Federal, precisam ficar atentos, pois…