Profissões que envolvem matemática pagam mais?
Entenda como as profissões que envolvem matemática podem te remunerar melhor, segunda uma pesquisa da Fundação Itaú e do IMPA.
Existem diversas pesquisas comprovando que profissões que envolvem matemática em seus serviços, acabam ganhando mais, isso é um fato estatístico e inegável. Afinal, os números fazem parte de diversas áreas importantes da sociedade.
Muitas pessoas afirmam não gostarem de matemática e acabam se privando de oportunidades incríveis, se manter distante dos números na sua carreira profissional pode te trazer prejuízos financeiros.
Uma pesquisa conduzida pela Fundação Itaú analisou diversas áreas profissionais no terceiro trimestre do ano passado, revelando que as profissões que envolvem matemática são financeiramente melhores.
Profissões que envolvem matemática pagam mais?
“Contribuição da Matemática para a economia brasileira” é nome do estudo realizado pela Fundação Itaú com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que comprova que as profissões que envolvem matemática pagam um salário maior:
O salário médio de profissionais que trabalham com matemática fica na faixa de R$ 3.520, já outros trabalhos a média é de R$1.607, esta é uma diferença de 119%. A pesquisa concluiu que as profissões que envolvem matemática respondem pelo equivalente a 4,6% do Produto Interno Bruto nacional.
Portanto, sim, trabalhos que envolvem matemática pagam mais!
Leia também | As 15 profissões mais fáceis do Brasil para arrumar emprego
Mais informações
Segundo o estudo da Fundação Itaú, 7,4% dos trabalhadores brasileiros estão em profissões que envolvem matemática, um aumento de cerca de 2% desde 2012. Os setores com maior número de profissionais nesses trabalhos estão nas seguintes áreas:
- Tecnologia da informação;
- Serviços financeiros; e
- Atividades jurídicas e contábeis.
Leia também | Estudar de graça para concurso público? É possível se souber a fórmula “secreta”
“Estudos feitos em países avançados, como França e Reino Unido, mostram que o potencial da contribuição da matemática para a economia nesses países alcança entre 15% e 18%. Entre os 4,6% onde estamos e esses percentuais dos países mais avançados temos o desafio de minerar essa riqueza ao nosso alcance. Essa é a missão maior do Impa Tech”, afirma Marcelo Viana, diretor-geral do Impa Tech, sobre profissões que envolvem matemática.
Comentários estão fechados.