Você se sente uma pessoa muito insegura para lidar com diferentes situações, gostaria de se sentir confiante, tentou fazer isso de várias formas diferentes, mas nunca teve sucesso? Pois é, conquistar certo nível de confiança para lidar com situações inesperadas não é uma tarefa fácil.
Contudo, você já pensou em parecer mais confiante mesmo sem estar? Muitas vezes demonstrar confiança pode te trazer inúmeros benefícios, e é totalmente possível demonstrar que você está confiante, mesmo que internamente ainda esteja se sentindo inseguro.
Todos nós já passamos por situações em que nos sentimos inseguros, isso, até mesmo pessoas que geralmente são mais seguras sobre si. Para lidar com essas situações, uma psicóloga publicou algumas dicas muito interessantes no portal americano Medium que podem te ajudar a demonstrar que está confiante, mesmo que esteja totalmente inseguro por dentro.
Leia também | 9 maneiras comprovadas pela ciência para se tornar persuasivo
Nosso cérebro, querendo ou não possuí uma estrutura primitiva, e é o principal responsável pelas nossas reações, sejam elas de medo, ansiedade ou negatividade. Em momentos de falta de confiança, nosso estresse ativa mais intensamente a amígdala do cérebro, amplificando sentimentos de negatividade e medo.
Para contrapor esse estado mental, você deve começar a colocar na sua mente sentimentos opostos como amor e compaixão, buscando práticas que mantenham seu cérebro em equilíbrio entre os sentimentos ruins e os sentimentos bons. Exercícios de respiração profunda também podem ajudar a entrar em um estado mais confiante e centrado.
A forma como nos portamos e nos movemos comunica muito sobre nosso estado interno de confiança. Uma postura ereta não apenas melhora nossa apresentação, mas também pode influenciar positivamente como nos sentimos por dentro.
Uma pesquisa da Harvard Business School, identificou que adotar uma postura expansiva, ao invés de encolher-se, pode fazer uma grande diferença na percepção de confiança. Levantar os ombros, manter a cabeça erguida e o olhar direcionado ao horizonte são atitudes simples que podem elevar nossa autoestima. Ao cumprimentar alguém, um aperto de mão firme transmite segurança e estabelece uma conexão positiva.
Desviar o olhar durante uma conversa pode ser interpretado como um sinal de nervosismo. Uma atitude simples e muito importante é manter contato visual, mesmo que internamente você se sinta inseguro. O contato visual é reconhecido como um indicador de confiança, simpatia e honestidade. Evite olhar para o celular ou outras distrações para construir um ambiente de diálogo mais envolvente e genuíno.
Se você se encontra em uma situação nova e sente-se desconfortável conversando com alguém que acabou de conhecer, uma boa tática é tomar a iniciativa de fazer perguntas. Isso não só desvia a atenção da sua própria ansiedade, mas também demonstra interesse e pode facilitar a conversa, criando uma impressão positiva.
A forma como você fala pode revelar muito sobre seu estado emocional. Falar rápido demais ou com um tom incerto pode sugerir falta de confiança. Por outro lado, adotar um ritmo mais calmo e utilizar um tom de voz firme e claro pode ajudar a projetar mais segurança. Mesmo que internamente você esteja questionando suas próprias palavras, expressar-se de forma assertiva pode mudar a percepção dos outros a seu respeito.
Lembrar que transparecer confiança não implica em mudar quem você é, mas sim em adotar uma postura que reflete segurança no que você diz e faz. Mesmo sob pressão, apresente-se de maneira confiante e coloque o seguinte lema para sua confiança: “Finja até conseguir”.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…