Em algum momento da vida é muito comum se questionar sobre quais são as doenças que podem garantir a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Muito mais do que só quais são as doenças é importante saber quais são os critérios exigidos para garantir a sua concessão.
É importante esclarecer desde o início que o INSS não possui doenças pré-definidas que podem ou não podem garantir a concessão da aposentadoria por invalidez.
Isso porque o fato que determina o direito à aposentadoria é justamente a incapacidade do cidadão, isso, independente de qualquer doença.
Sendo assim, o mais importante para garantir a concessão da aposentadoria é que o cidadão esteja na função de qualidade de segurado, ou seja, que esteja contribuindo para o INSS e tenha o período mínimo de carência exigida de 12 meses e que realmente esteja incapaz para exercer o trabalho.
Contudo, é importante destacar ainda que existem doenças importantes para a concessão da aposentadoria, sendo estas, as doenças que isentam inclusive o segurado do período de carência para recebimento do benefício.
Essas doenças estão previstas na Portaria Interministerial MPAS/MS n.º 2.998 de 2001, sendo elas:
É muito importante que as pessoas conheçam essas doenças, tendo em vista que um dos motivos para que o INSS negue a concessão da aposentadoria é o descumprimento da carência, contudo, caso o benefício tenha sido negado em algum dos casos listados é possível reverter a negativa.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…