Muitos jovens sonham em entrar em uma faculdade federal, primeiro porque no Brasil as faculdades federais costumam ser mais renomadas que as instituições privadas, segundo porque acabam sendo de graça e isso é um baita alívio para o bolso, especialmente porque pagar uma faculdade é muito caro.
No entanto, como tudo na vida, existem os ônus e o bônus, e no caso, o ônus de querer ingressar em uma faculdade federal é que o processo seletivo costuma ser extremamente concorrido e, como o número de vagas para cada curso é limitado, acaba se tornando um grande desafio passar em uma federal.
O maior obstáculo enfrentado pelos alunos é o número de vagas, especialmente porque em vários cursos são vários e vários alunos diferentes disputando por uma vaga em determinado curso.
Segundo dados do Censo da Educação, o número de vagas em universidades públicas de todo o país acaba variando de 500 mil a 800 mil, um número bem diferente quando comparado a universidades particulares, onde a oferta passa dos 10 milhões de vagas.
Para identificar os cursos mais difíceis de passar, fizemos uma análise na nota de corte do Enem dos últimos anos, para identificar quais são aqueles que possuem as maiores notas. Lembrando que as notas de corte são as notas necessárias que o aluno deve alcançar no Enem para ingressar em uma faculdade federal por meio do Sisu: Confira!
Top 10 – Cursos mais difíceis (700 a 850 pontos, em média):
Cursos de dificuldade média (650 a 750 pontos, em média):
Cursos mais fáceis (580 a 650 pontos, em média):
A maneira mais popular que o aluno tem para ingressar numa faculdade federal é através do famoso Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece todos os anos. Grande parte das universidades federais utiliza a prova do Enem como forma de ingresso dos estudantes.
No entanto, o exame por si só não é suficiente para concorrer a uma vaga em instituição federal. Para isso, será necessário que o aluno se inscreva no Sisu (Sistema de Seleção Única), e aguarde posteriormente a lista de aprovados.
Lembrando que existem algumas universidades também possuem processos seletivos próprios, como a Unifesp, onde a nota do Enem é utilizada como a primeira fase do vestibular, ou seja, ao obter a nota mínima exigida com o Enem, o aluno realizará uma segunda fase que se trata de uma prova aplicada pela própria instituição.
Os pequenos empresários precisam ficar atentos, a partir de fevereiro de 2025, acontecerá um aumento…
Vai chegar na Netflix em fevereiro o filme animado "The Witcher: Sereias das Profundezas". A…
My Hero Academia se tornou um verdadeiro fenômeno no mundo dos animes, conquistando milhões de…
Quando falamos de carreira, um dos assuntos que os trabalhadores brasileiros mais procuram é a…
A Mega-Sena concurso 2.815 realizado na noite desta terça-feira (14) não teve nenhum acertador com…
A Sonhadora é a mais nova novela que vem fazendo muito sucesso no serviço de…