A camomila é originária da Europa Central, é uma das plantas mais utilizadas no mundo para fins medicinais. Ela é rica em cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas B1, B2, B9, A, E e K.
A camomila é mais usada para infusão. O chá tem propriedades antibacteriana, antiespasmódica, cicatrizante, anti-inflamatória e calmante. Sendo excelente para a sua saúde.
Melhora o sono
A camomila possui propriedades calmantes e relaxantes, graças ao flavonoide chamado apigenina. O chá de camomila promove um efeito tranquilizante e sedativo, o que vai ajudar a melhorar a qualidade do sono.
Alivia o estresse e ansiedade
A camomila pode ajudar a amenizar sintomas de ansiedade, estresse e da depressão, incluindo também seu uso aromaterápico (na forma de óleo essencial).
Alivia problemas no estômago
A camomila tem propriedades digestivas e anti-inflamatórias que auxiliam no alívio de náuseas, azia e má digestão. Também consegue prevenir o crescimento da bactéria Helicobacter pylori, relacionada à gastrite e úlceras estomacais. Isso porque pode reduzir a acidez no estômago.
Alivia cólicas
O chá de camomila promove o alívio de desconfortos no trato gastrointestinal, além de ser uma aliada no combate às cólicas menstruais, pois reduz a intensidade dos espasmos musculares.
A camomila contém apigenina, um composto bioativo que pode ajudar a prevenir o surgimento de cânceres como próstata, mama, tireoide e ovário. Estudos indicam que a apigenina provoca a morte de células cancerígenas.
Leia também | Trabalho na Áustria: 20 profissões que podem garantir o visto
O chá de camomila é rico em antioxidantes como luteolina, quercetina e esculetina, que evitam a oxidação das células de gordura. O que pode ajudar a equilibrar os níveis de colesterol total e LDL (colesterol “ruim”), prevenindo doenças cardíacas como infarto e derrame.
O chá de camomila é um remédio natural que pode beneficiar o sono, a digestão, a saúde do coração, da pele e muito mais. Para ter esses benefícios é preciso que você prepare o chá corretamente. Lembrando que a bebida pode causar efeitos colaterais e ter contraindicações para algumas pessoas.
Contraindicações
Pessoas com hipersensibilidade ou alergia à camomila devem evitar seu uso. Reações alérgicas na pele podem ocorrer em indivíduos sensíveis.
Durante a gravidez, o consumo de camomila deve ser evitado, pois pode ter efeitos abortivos. Neste caso, consulte o seu médico de confiança antes de usar.
O chá de camomila não deve ser consumido por pessoas que estão tomando medicamentos com efeito sedativo. Isso porque ela também tem propriedades relaxantes e pode potencializar os efeitos dos sedativos.
A ingestão de camomila não é recomendada para crianças menores de 6 meses. A inalação não é indicada para crianças menores de 6 anos. O uso tópico só é seguro para crianças acima de 12 anos.
Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…
No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…
O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…
Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…
Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…
A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…