Chá de camomila / Imagem Freepik
A camomila é originária da Europa Central, é uma das plantas mais utilizadas no mundo para fins medicinais. Ela é rica em cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas B1, B2, B9, A, E e K.
A camomila é mais usada para infusão. O chá tem propriedades antibacteriana, antiespasmódica, cicatrizante, anti-inflamatória e calmante. Sendo excelente para a sua saúde.
Melhora o sono
A camomila possui propriedades calmantes e relaxantes, graças ao flavonoide chamado apigenina. O chá de camomila promove um efeito tranquilizante e sedativo, o que vai ajudar a melhorar a qualidade do sono.
Alivia o estresse e ansiedade
A camomila pode ajudar a amenizar sintomas de ansiedade, estresse e da depressão, incluindo também seu uso aromaterápico (na forma de óleo essencial).
Alivia problemas no estômago
A camomila tem propriedades digestivas e anti-inflamatórias que auxiliam no alívio de náuseas, azia e má digestão. Também consegue prevenir o crescimento da bactéria Helicobacter pylori, relacionada à gastrite e úlceras estomacais. Isso porque pode reduzir a acidez no estômago.
Alivia cólicas
O chá de camomila promove o alívio de desconfortos no trato gastrointestinal, além de ser uma aliada no combate às cólicas menstruais, pois reduz a intensidade dos espasmos musculares.
A camomila contém apigenina, um composto bioativo que pode ajudar a prevenir o surgimento de cânceres como próstata, mama, tireoide e ovário. Estudos indicam que a apigenina provoca a morte de células cancerígenas.
Leia também | Trabalho na Áustria: 20 profissões que podem garantir o visto
O chá de camomila é rico em antioxidantes como luteolina, quercetina e esculetina, que evitam a oxidação das células de gordura. O que pode ajudar a equilibrar os níveis de colesterol total e LDL (colesterol “ruim”), prevenindo doenças cardíacas como infarto e derrame.
O chá de camomila é um remédio natural que pode beneficiar o sono, a digestão, a saúde do coração, da pele e muito mais. Para ter esses benefícios é preciso que você prepare o chá corretamente. Lembrando que a bebida pode causar efeitos colaterais e ter contraindicações para algumas pessoas.
Contraindicações
Pessoas com hipersensibilidade ou alergia à camomila devem evitar seu uso. Reações alérgicas na pele podem ocorrer em indivíduos sensíveis.
Durante a gravidez, o consumo de camomila deve ser evitado, pois pode ter efeitos abortivos. Neste caso, consulte o seu médico de confiança antes de usar.
O chá de camomila não deve ser consumido por pessoas que estão tomando medicamentos com efeito sedativo. Isso porque ela também tem propriedades relaxantes e pode potencializar os efeitos dos sedativos.
A ingestão de camomila não é recomendada para crianças menores de 6 meses. A inalação não é indicada para crianças menores de 6 anos. O uso tópico só é seguro para crianças acima de 12 anos.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…