Imagem: freepik / editado por Meu Valor Digital
O sonho sempre foi fator de curiosidade do ser humano. Muitas pessoas acreditam que o sonho pode trazer revelações, avisos e etc. Na mitologia grega, Morfeu era um dos filhos de Hipnos, o deus do sono, e representava a personificação dos sonhos. Segundo a lenda, ele podia assumir formas humanas e ocupar os sonhos de quem quisesse.
Toda noite, a pessoa sonha, não importa a idade. Isso acontece durante a fase REM (do inglês rapid eye movement), um sono profundo caracterizado pelo movimento rápido dos olhos.
É quando a pessoa está totalmente relaxada, inclusive os músculos. É uma forma para proteger você, evitando que tenha movimentos e comportamentos motores durante o sono enquanto está sonhando.
Alguns estudos garantem que não só o ser humano é capaz de sonhar. Animais como gatos, cachorros, macacos, ratos e até golfinhos, também sonham.
O sono é dividido basicamente em duas fases: NREM e REM. Na transição de uma para a outra, contém estágios que aumentam gradativamente a intensidade do repouso e recuperação da energia e mente.
Na fase REM, temos pelo menos um sonho. Dessa forma, em média, sonhamos de cinco a seis vezes por noite.
Os pesadelos são sonhos assustadores, geralmente durante o sono REM, que são normais e comuns em crianças menores de 10 anos e também podem afetar adolescentes e adultos.
O pesadelo é uma narrativa ameaçadora, inquietante, negativamente bizarra ou que prejudica a tranquilidade noturna.
Geralmente os pesadelos intensos fazem a pessoa acordar. Já quando temos sonhos ruins, não acordamos durante o sonho.
Leia também | 5 causas que podem impedir você ter uma boa noite de sono
Não existe uma causa específica para a pessoa ter pesadelos enquanto dorme. Porém, existem certas situações que podem provocar esses cenários durante o sono.
O transtorno do pesadelo é uma condição caracterizada por ocorrências repetitivas de pesadelos. Então, eles envolvem cenários catastróficos onde a pessoa tenta evitar ameaças à sua vida, resultando em sono turbulento ou interrupção do sono. Neste caso, trata-se de um distúrbio que pode exigir acompanhamento médico e tratamento.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…