Amamos tanto o cinema, estamos sempre à procura de bons filmes para assistir! Mas nunca paramos para questionar qual foi o primeiro filme exibido no mundo. O cinema tem uma história fascinante.
Segundo conta a história, o primeiro filme exibido publicamente e amplamente reconhecido como tal foi apresentado pelos irmãos Auguste e Louis Lumière em 28 de dezembro de 1895, no Salão Grand Café em Paris. Um dado interessante, os dois chamaram seu invento de “Cinematógrafo”. Mas a duração do primeiro filme foi de apenas 20 minutos. No entanto, o público ficou maravilhado com as imagens sendo projetadas.
As cenas incluíam “Empregados Deixando a Fábrica Lumière” e “Chegada de um Trem à Estação de la Ciotat”. Podemos até imaginar como foi a emoção daquelas pessoas diante dessa maravilhosa novidade!
Se você pensa que o primeiro longa-metragem exibido no mundo também foi em Paris, se engana. A honra pertence à Austrália. “The Story of the Kelly Gang,” lançado em 1906, conta a história de Ned Kelly, um fora da lei que desafiou a preconceituosa Austrália colonial e se tornou um herói nacional. Mas você sabia que esse personagem também foi tema de uma produção mais recente, em 2003, estrelada por Heath Ledger?
Leia também | Conheça 10 filmes que marcaram o século 20
Antes mesmo dos Lumière, em 1888, o inventor francês Louis Le Prince criou um filme chamado “Roundhay Garden Scene.” Era começo de tudo, só que neste caso, o filme durou apenas 2 segundos. Porém, reconhecido como o primeiro filme da história do cinema.
No entanto, para alguns historiadores, The Horse in Motion (O Cavalo em Movimento), feito em 1878, é o filme mais antigo do mundo. E mesmo que essa produção seja um passo importante no desenvolvimento dessa forma de arte, ainda não era possível considerá-la um filme. Ela está mais para uma sequência de fotos.
O primeiro filme produzido em Hollywood foi “Vaidade e Beleza” (“The Squaw Man”), lançado em 1914. Dirigido por Cecil B. DeMille, esse filme marcou o início da indústria cinematográfica na região de Los Angeles, Califórnia.
Ele conta a história de um homem injustamente acusado de traição e sua jornada para recomeçar a vida no Oeste americano. No entanto, esse filme era mudo. Naquela época, os filmes não possuíam trilha sonora sincronizada com as imagens, e a narrativa era transmitida através de gestos, expressões faciais e letreiros explicativos. A atuação no cinema mudo exigia uma ênfase maior na expressão corporal, e muitos atores daquela era ficaram famosos por suas habilidades nesse estilo único.
Mas a história nos conta que o primeiro filme sonoro, que revolucionou a indústria cinematográfica foi “O Cantor de Jazz” (“The Jazz Singer”) lançado e dirigido por Alan Crosland. Esse filme é considerado o primeiro longa-metragem com falas e canto sincronizados com um disco de acetato. Foi exibido em 6 de outubro de 1927, em Nova York.
Morar sozinho. Para muitos, esse é um sonho de liberdade, independência e aquele gostinho de…
Está chegando aquela data cheia de promessas de ofertas irresistíveis, preços nunca antes vistos e…
Você sabia que uma profissão antiga, daquelas que muita gente achava que tinha caído no…
Algumas profissões são simplesmente assustadoras, mas a maioria da população não conhece o que esses…
Os esportes mais populares do mundo são extremamente importantes para as pessoas de muitas maneiras,…
Recentemente foi publicada uma pesquisa que revela quais serão as profissões em alta em 2025,…