A noite da véspera de Natal tem momentos memoráveis. Aquele tio que exagera na bebida e faz brincadeiras irritantes. Tem a criançada agitada e ansiosa pela chegada de Papai Noel. E tem também a mãe e avó preparando delícias para ceia. Essa agitação acaba sendo compensada com muitas gostosuras que são colocadas na mesa.
Mas qual é o seu prato predileto para ser saboreado na noite de Natal? Veja algumas dicas que podem te dar água na boca.
Arroz à grega é um prato brasileiro que consiste em arroz cozido com passas e legumes picados. Os legumes mais utilizados na preparação do prato são cenoura, ervilhas, milho e cebolinha. É um prato para ceia de natal indispensável.
O salpicão é um tipo de salada, conhecido pela mistura de legumes, frutas e carne de ave desfiada e tradicionalmente servido nas ceias de Natal e Ano Novo, em vários estados do país.
O frango cozido e desfiado é o básico do salpicão e vem acompanhado de legumes como cenoura e repolho roxo. O molho é maravilhoso, preparado com iogurte, creme de leite e curry.
A farofa de Natal tanto pode servir para rechear o peru como pode ser feita à parte para compor a mesa da ceia, acompanhando as outras comidas de Natal.
Mas se você quer dar uma incrementada na farofa, use banana-nanica. Ela se encaixa muito bem nos dois momentos. Fica uma delícia acompanhando os outros pratos da ceia de Natal!
O peru é, tradicionalmente, o prato principal da Ceia de Natal tanto na Europa como na América. É usado na Europa desde o século XVI para isso e somente depois foi introduzido na América como prato festivo.
O peru por ser especialmente tenro e saboroso quando corretamente preparado é a melhor dica para ceia de Natal. Recentemente, na América Latina, tem sido substituído por pernil e frango (Chester).
Consiste em bacalhau cozido com grão de bico, podendo ser condimentado com cebolas e alho refogados em azeite, salsa, colorau e vinagre, entre outros temperos possíveis. Pode ou não ser acabado no forno. É possível complementar este prato com ovos cozidos e com batata cozida. O bacalhau deve ser apresentado sem espinhas e desfeito em lascas
Pudim de Leite Condensado é a sobremesa que não pode faltar na ceia de Natal! Esse pudim é fácil de preparar e precisa de poucos ingredientes para ficar delicioso. A calda é feita à base de água e açúcar, e o pudim leva leite condensado, leite e ovos.
Leia também | Por que no Natal damos presentes para outras pessoas?
A torta holandesa é uma sobremesa brasileira feita com um leve creme espesso e frio à base de gemas, açúcar, manteiga, creme de leite e essência de baunilha, com uma cobertura suave de leite, margarina, açúcar e achocolatado, com biscoitos banhados em chocolate ao leite ao redor.
É uma sobremesa totalmente brasileira e não possui nenhum vínculo com a Holanda. Excelente para servir na ceia de Natal!
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…