No Brasil, o idioma mais estudado além do português, claro, é o inglês. Para se ter ideia, com base nos dados do Language Report, 60% dos 30 milhões de usuários brasileiros da plataforma Duolinguo escolhem aprender inglês, ou seja, somente em uma plataforma 18 milhões de pessoas escolhem o inglês.
Existem muitos motivos para a escolhe do inglês como segundo idioma dos brasileiros, como a influência da cultura americana no Brasil, assim como pela linguagem da internet que predominantemente utiliza o inglês como forma principal de comunicação.
Mas, para quem está estudando ou deseja começar a estudar inglês, você já parou para pensar quanto tempo terá que se dedicar até que se torne verdadeiramente fluente no idioma que tanto deseja?
Segundo estudo realizado pela British Council, apenas 5% da população brasileira fala inglês, onde, somente 1% deles possuí fluência total no idioma, ou seja, saber falar o inglês ainda é um grande diferencial para a vida, principalmente a vida profissional.
Quanto tempo uma pessoa leva para ficar fluente em inglês é uma pergunta muito subjetiva, afinal de contas, tudo dependerá da dedicação, de quantas vezes por semana ela procura estudar o idioma, se ela realmente está empenhada em evoluir diariamente no novo idioma.
Mas, para quem busca um prazo mais preciso, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência de Línguas, estabelece um grado de seis níveis de aprendizado, com cada dois níveis representando um estágio no domínio do novo idioma.
O Quadro Europeu é uma ferramenta mundialmente validada, servindo como base inclusive para o desenvolvimento de cursos de idiomas, certificados e materiais didáticos. O Quadro é dividido no Nível A1 e A2 que corresponde ao domínio básico, Nível B1 e B2 que corresponde ao domínio independente e Nível C1 e C2 que corresponde a fluência.
Para cada um dos níveis existe uma duração específica de horas para progredir para o próximo nível até de fato se tornar fluente.
Nível A1 e A2 de domínio básico:
A1: 90 a 100 horas
A2: 180 e 200 horas
Nível B1 e B2 de domínio independente:
B1: 350 e 400 horas
B2: 500 e 600 horas
Nível C1 e C2 de domínio proficiente, fluente:
C1: Entre 700 e 800 horas
C2: Entre 1.000 e 1.200 horas
Agora que você sabe quanto tempo leva para ficar fluente em inglês, você precisa considerar uma questão muito importante: Qual é o tempo médio de estudo recomendado por semana?
Se você está determinado a falar inglês fluentemente, provavelmente já passou por aquela fase em que planejou e até começou a estudar várias horas por semana.
Contudo, a verdade é que não existe um consenso sobre o número de horas por dia ou por semana que devemos dicar ao estudo de um idioma. Alguns dizem que o ideal é 4 horas, outros dizem 6 horas. Mas, geralmente, esse número de horas pode ser excessivo e até mesmo prejudicar os níveis de atenção.
Dessa forma, especialistas em aprendizagem da Universidade de Utah acreditam que é melhor desenvolver um cronograma com base nas possibilidades reais dos alunos para que eles não comecem a pensar em outras atividades que deveriam ou querem fazer enquanto estão estudando.
Mas, vale lembrar que, existe certo consenso de que é recomendado estudar pelo menos 15 minutos por dia diariamente, para manter na memória as bases do estudo e as conexões com o idioma. Sendo assim, não há um limite máximo ou mínimo de horas, o importante é que você estipule um prazo de tempo que se sinta confortável.
Não importa se é 15 minutos por dia, ou 3 horas por dia, o importante é que você está concentrado em estudar, lembre-se, é melhor 15 minutos por dia, do que esperar arrumar tempo para estudar horas em alguma semana específica.
Se você tem ou está pensando em alugar um terreno e quer fazer esse espaço…
O português é lindo, cheio de charme, mas não podemos negar: às vezes, parece que…
Você já reparou que as melhores ideias surgem nos momentos mais inusitados de criatividade? Pode…
Morar sozinho. Para muitos, esse é um sonho de liberdade, independência e aquele gostinho de…
Está chegando aquela data cheia de promessas de ofertas irresistíveis, preços nunca antes vistos e…
Você sabia que uma profissão antiga, daquelas que muita gente achava que tinha caído no…