Você que está perto de se formar, já parou para pensar quanto tempo será preciso para conseguir emprego na sua área? Existem aqueles que conseguem emprego com mais facilidade, o que são minoria, da mesma forma, que outros tantos precisam ter muita, mas muita paciência até finalmente conseguir uma oportunidade na área.
A verdade é que, segundo uma pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágio (Nube), apenas 14,87% dos recém-formados conseguem uma oportunidade de emprego em suas áreas de formação, após três meses de formatura.
Segundo o levantamento do Nube, devido à escassez de vagas, os profissionais recém-formados, frequentemente acabam tendo que aceitar trabalhar em funções que exigem nível fundamental e médio, para que, somente após um determinado período nesse tipo de emprego, conseguirem uma ocupação nas suas áreas de formação.
Leia também | 21 melhores e piores faculdades do Brasil para ganhar dinheiro
Com base nos dados do Nube, dos quais falamos anteriormente, apenas 14,87% dos recém-formados conseguem emprego na área de formação após 3 meses de formatura. Já com relação à maioria dos formados, o prazo médio para conseguirem emprego em suas áreas de formação é de aproximadamente 8 a 15 meses.
Vale lembrar que, dependendo da área de formação, como profissionais da saúde, em especial, médicos e enfermeiros, assim como profissionais de tecnologia as chances de conseguir um emprego logo após a formatura são muito maiores, justamente devido à alta demanda de profissionais por parte do mercado.
Da mesma forma, um estudo da empresa norte-americana H&R Block, identificou que recém-formados nas áreas de arte e educação, são aqueles com maiores dificuldades para conseguir um emprego logo após a formatura.
Mesmo que esses dados contrariem a expectativa dos estudos, investir em uma educação superior ainda é uma excelente alternativa, haja visto que, profissionais sem formação podem levar até 2 anos para conseguir uma nova oportunidade de emprego, e de que, os formados recém em média 4 vezes mais do que pessoas com apenas o ensino fundamental e pelo menos duas vezes mais do que quem possuí apenas o ensino médio.
Segundo dados do Instituto Semesp, os 10 cursos superiores que empregam mais rápido logo após a formatura, e a taxa de empregabilidade são:
Já os cursos com mais desempregados entre os recém-formados, ou seja, que encontram mais dificuldades para conseguir emprego, segundo levantamento da empresa H&R Block, são:
Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…
No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…
O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…
Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…
Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…
A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…