Imagens de canva editadas por Meu Valor Digital
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem que só o inglês domina, diversos estrangeiros tem interesse no nosso idioma.
Embora, o nosso português tenha origem essencialmente do português europeu, o nosso idioma foi evoluindo ao longo do tempo e tomando sua própria forma ao longos séculos, tanto que hoje em dia ele é conhecido como português brasileiro que tem influência de vários contatos linguísticos e contextos sociais.
Se engana quem pensa que o idioma não tem grande relevância, dados como de uma análise realizada pela Preply que é uma plataforma global de ensino de idiomas online mostra que o nosso idioma será um dos mais falados do mundo até 2050 e muito disso se deve ao Brasil.
Com isso cada vez mais estrangeiros tem interesse no nosso idioma, segundo um relatório de Dados sobre a Língua Portuguesa de 2023 do Instituto Camões mostra que 56 universidades chinesas ensinam o português como língua estrangeira.
Leia +: 6 idiomas mais importantes para aprender que devem dominar até 2050
O primeiro ponto para entender quanto tempo se leva para aprender o português é saber que o tempo depende da língua nativa de quem está aprendendo o novo idioma.
Por exemplo, o Instituto Americano de Serviço Exterior (FSI), responsável por treinar diplomatas dos Estados Unidos, fez um levantamento que mostra o tempo médio para alcançar a chamada Proficiência Profissional em diferentes línguas.
O português para quem fala inglês, é classificado na Categoria I, junto de idiomas próximos como espanhol, francês, ou seja, para esse grupo aprender o português pode ser mais rápido pela familiaridade com a língua.
Nesse caso estimativa é de 600 a 750 horas de estudo até que a pessoa consiga conversar sobre variados temas, ler jornais e escrever textos com boa precisão.
Em contra-partida os falantes de alemão, por exemplo, que apesar de também usar o alfabeto latino, entra na Categoria II. A gramática mais complexa e a estrutura diferente fazem com que a média suba para cerca de 900 horas de estudo.
Quando olhamos para idiomas de Categoria V, como árabe, japonês e chinês mandarim, a diferença é gritante. O FSI estima algo em torno de 2.200 horas de dedicação para chegar ao mesmo nível de proficiência.
O motivo está na distância estrutural e nos novos sistemas de escrita, sons diferentes e formas de organizar a frase que exigem uma reconfiguração completa da forma de pensar a língua.
Sendo assim, enquanto um estrangeiro pode aprender português em um ou dois anos de estudo consistente, os alemães e árabes podem precisar ter um pouco mais de paciência.
É claro que a dedicação e tempo de estudos são essenciais, mesmo que uma pessoa seja de um idioma que tenha mais dificuldade de familiarização com o português se a dedicação por maior e mais constante ele pode aprender mais rápido do que aqueles que teriam mais facilidade.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…