Você já deve ter ouvido alguém falar algo do tipo: “tenho corpo de 25, mas a cabeça é de 80”. Frases como essas são comuns entre pessoas que acreditam estar muito cansadas ou que tenham a idade mental mais velha do que a física.
A princípio, essa alegação não passa de uma brincadeira, mas que pode encontrar respaldo na ciência. Isso porque diversas pesquisas acadêmicas mostram que alguns hábitos e modos de agir são típicos de determinadas faixas etárias.
Então saiba que você pode, sim, ser um “idoso no corpo deum jovem” ou mesmo um “jovem no corpo de um idoso”. Mas para chegar a uma conclusão mais precisa, vale a pena saber o que os neurocientistas e pesquisadores do comportamento têm a dizer a respeito dessa analogia.
A funções cognitivas de um ser humano variam e se alteram ao longo da vida, da mesma forma que as células e os tecidos do corpo se renovam. Isso quer dizer que, conforme a mais alta filosofia já acreditava, a sua versão de hoje é bem diferente daquela de anos ou décadas atrás.
No entanto, mesmo com tantas mudanças, alguns hábitos permanecem e podem se ligar a funções do cérebro características de determinadas idades e fases da vida.
Idade mental de um adolescente (dos 12 aos 23 anos):
Um estudo publicado na revista científica Plos One, traz algumas análises de especialistas referentes aos comportamentos em cada fase da vida.
Na adolescência, por exemplo, fase compreendida até próximo dos 23 anos de idade, a pessoa apresenta alguns comportamentos típicos. Dentre eles, podemos destacar o comportamento de risco e o desejo por mais interações sociais.
Isso acontece em decorrência do fato de o córtex pré-frontal do cérebro ainda encontra-se em desenvolvimento, ou seja, em processo de maturação. Ele é a região que comanda as decisões impulsivas e busca pela aprovação dos pares.
Se você tem dificuldade em controlar os impulsos e gosta de se exibir em meios sociais, talvez tenha uma idade mental juvenil.
Por outro lado, a fase adulta não é tão cheia de riscos, mas sim de reflexões e ações mais calculadas. Ela inclui funções de execução, como o melhor planejamento e o controle dos desejos “desenfreados”. É um processo longo de autorregulação, transitando entre o pensamento e a tomada de decisão.
Um estudo publicado no Neuroscience News corrobora com a pesquisa citada anteriormente e garante que a fase adulta pode ser conhecida como a idade da responsabilidade. Se você é uma pessoa responsável que consegui medir melhor as consequências dos seus atos, mas ainda sente a impulsividade, talvez seja um jovem com idade mental adulta.
Por fim, depois dos 60 anos de idade, a idade mental e física tende a entrar em um caminho no qual a inteligência e o conteúdo importam mais.
É um período da vida em que a estabilidade traz conforto para a mente e o que importa é aproveitar o que foi apreendido ao longo do tempo. Educação e conhecimento costumam ser mais valorizados, bem como as interações sociais tendem a causar menos ansiedade e angústia.
Não é mais preciso buscar por aprovação social e o que vale é mais a qualidade do que a quantidade em, praticamente, tudo na vida.
E então, com base nas informações elencadas aqui, como você classifica sua idade mental?
Lembre-se de que os dados foram extraídos de pesquisas científicas, mas é necessário se aprofundar mais para traçar qualquer diagnóstico. A personalidade humana é complexa e cheia de detalhes que podem fazer toda a diferença no dia a dia e no comportamento de cada um.
Você já reparou que as melhores ideias surgem nos momentos mais inusitados de criatividade? Pode…
Morar sozinho. Para muitos, esse é um sonho de liberdade, independência e aquele gostinho de…
Está chegando aquela data cheia de promessas de ofertas irresistíveis, preços nunca antes vistos e…
Você sabia que uma profissão antiga, daquelas que muita gente achava que tinha caído no…
Algumas profissões são simplesmente assustadoras, mas a maioria da população não conhece o que esses…
Os esportes mais populares do mundo são extremamente importantes para as pessoas de muitas maneiras,…