Seja por insatisfação, ou por vontade de procurar algo melhor, um assunto que gera muitas dúvidas e medos no trabalhador é quanto ao pedido de demissão. Essa situação fica ainda mais delicada quando o mesmo não possuí registro na carteira de trabalho.
Normalmente quem trabalha de carteira assinada consegue pleitear os seus direitos, afinal ali existe a comprovação de vínculo profissional, logo existe uma segurança que a empresa pague as devidas verbas do trabalhador.
Mas afinal, e quando o trabalhador não possuí carteira assinada? Como funciona o processo para pedir demissão? Será que o trabalhador possuí algum direito? Bom, se você quer saber a resposta, continue a leitura!
Existem três tipos de demissão, sendo eles:
Quando o contrato de trabalho chega ao fim por vontade do empregado.
Nesse caso, o trabalhador tem para receber os seguintes direitos:
Também conhecida como demissão por comum acordo, acontece por acordo entre trabalhador e empresa, em que juntos decidem por encerrar o contrato de trabalho.
Na regra da demissão de acordo entre ambas as partes, o trabalhador recebe os seguintes direitos:
Já a rescisão indireta acontece quando ocorre uma falta grave do empregador e não do trabalhador, é como se fosse uma justa causa ao contrário. Como se o trabalhador demitisse a empresa por justa causa.
Por fim, na rescisão indireta o trabalhador receberá os seguintes direitos:
O trabalhador que exerce função sem carteira assinada na prática não possui nenhum direito trabalhista, exceto caso se comprove vínculo empregatício.
De fato, caso você venha pedir demissão, mas não possui carteira assinada, o empregador só pagará os seus direitos se quiser, ou seja, o trabalhador ficará na mão do empregador até que se comprove o vínculo empregatício, que ocorre através do poder judiciário.
Nesse sentido, o primeiro passo será contratar um advogado que ajudará você a preencher os critérios necessários para que seja reconhecido o vínculo empregatício. Lembrando que o vínculo empregatício é definido com base em:
Para comprovar o vínculo empregatício, você deverá ter em mãos, documentos que comprovem a relação de trabalho, normalmente serve como prova os seguintes documentos:
Confira todos os documentos que você vai precisar juntar:
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…