Chamadas

Raiva: esse sentimento é bom ou ruim para a pessoa?

Todos nós em algum momento da nossa vida já sentimos raiva por algum motivo. Os especialistas afirmam que esse sentimento em pequenas doses pode até ser saudável. Isso pode nos levar a nos impulsionar na vida, ações ou motivações de mudanças.

Mas devemos sempre estar alerta. Isso porque a raiva em excesso pode nos prejudicar fisicamente ou no nosso convívio com outras pessoas.

A raiva é uma emoção primitiva que nos indica que há algo errado e que nós precisamos mudar. No momento em que você sente raiva, é uma indicação que algo está errado, e que precisamos mudar, impulsionar nossa vida para melhor.

O que causa esse sentimento?

A raiva pode ser desencadeada por frustrações, como não conseguir algo que se queria há muito tempo, ou acontecimentos estressantes, como um dia corrido no trabalho ou uma discussão. 

Lembrando que a raiva em doses pequenas pode até nos favorecer, porém, é preciso saber lidar com ela.

Quando sentimos raiva em excesso, pode acarretar cansaço físico excessivo, falta de memória e problemas gastrointestinais. Quando o sentimento se torna muito forte, pode levar a um infarto cardíaco ou a um acidente vascular cerebral (AVC), problemas considerados graves pela medicina.

Quando você começa a sentir raiva de tudo e perde o controle do sentimento, o seu corpo entra em um estado de estresse, havendo uma descarga de adrenalina no organismo muito grande. O sentimento pode causar alterações fisiológicas como aumento da pressão e dos batimentos cardíacos, tonturas, vertigens, tremores, inquietação e até insônia. 

Mas você pode controlar a sua raiva. Preparamos algumas dicas para você saber lidar com esse sentimento.

Respire fundo

Está sentindo raiva do colega de trabalho ou porque não conseguiu algo que tanto desejava? Tente respirar fundo algumas vezes. Fazendo isso, você irá se acalmar e a pensar com mais clareza.

Exercite-se

As atividades físicas são boas para muitas coisas, inclusive para que a pessoa possa lidar com a raiva. Ao fazer exercício físico, você vai liberar a energia da raiva e a reduzir o estresse.

Converse com alguém

Muitas vezes podemos recorrer a um amigo mais próximo para falar do sentimento, porque estamos sentindo raiva. Isso pode ajudá-lo a se sentir melhor e a encontrar soluções para seus problemas.

Escrever

Parece até bobo, mas não é. Escrever sobre seus sentimentos pode ajudá-lo a processá-los e a encontrar maneiras de lidar com eles.

Leia também | 10 sinais de que uma pessoa está querendo te prejudicar

Descontrole da raiva

Não sabendo mais controlar o sentimento da raiva, é hora de procurar ajuda profissional. O psicólogo ou terapeuta pode ajudar a pessoa a encontrar caminhos para lidar com a raiva de uma maneira mais saudável.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

8 faculdades que oferecem cursos gratuitos para pessoas 60+

Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…

1 hora atrás

Quais são as cervejas preferidas dos brasileiros?

Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…

3 horas atrás

8 faculdades de 2 anos que pagam salários acima de R$ 3 mil

Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…

5 horas atrás

Conheça as 5 Piores profissões do Brasil

Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…

6 horas atrás

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

19 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

20 horas atrás