A corrupção é um problema enfrentado por grande parte dos países ao redor do mundo, o que acaba prejudicando o desenvolvimento econômico, social, afetando negativamente a qualidade de vida das pessoas.
No entanto, quando falamos em corrupção existe uma grande diferença de país para país, que pode ser observada, por exemplo, através de pesquisas que mostram quais são os países mais e menos corruptos do mundo.
Claro que o ideal é não haver corrupção, contudo, é importante notarmos que países menos corruptos costumam ser mais desenvolvidos do que países menos corruptos.
Falando sobre países corruptos, a Transparência Internacional, uma ONG anticorrupção sediada em Berlim, na Alemanha, recentemente divulgou um ranking com os países mais corruptos do mundo, com base no Índice de Percepção da Corrupção.
A pesquisa é conduzida em caráter bianual, transformando em cores no mapa as atividades conflitantes com a integridade de cada nação. Durante o estudo, foram analisadas formas como os países são flexíveis a corrupção, e oque impede a força do Estado de proteger os cidadãos.
Imagem: Transparência Internacional/Reprodução
Entre os países no topo da corrupção, temos a Somália, Sudão do Sul e Síria, com 12 e 13 pontos respectivamente. Os países mais corruptos no gráfico são os vermelhos mais escuros, quase de cor preta, países estes que enfrentam grandes desafios no combate a corrupção.
No caso do Brasil, ele aparece com 38 pontos. No caso, de 180 países mais corruptos do mundo, nos estamos ocupando a posição de número 94, empatados com países como a Argentina, Tanzânia, Marrocos e Etiópia.
O Brasil tem uma história marcada por escândalos de corrupção que abalaram a confiança da população nas instituições. Dentre os desafios enfrentados pelo país estão a impunidade, a falta de transparência e a fragilidade dos mecanismos de controle e punição.
A corrupção está presente em diferentes esferas, desde o setor público até o privado, e envolve práticas como suborno, desvio de recursos públicos, nepotismo e tráfico de influência.
Esses desafios têm impacto direto na economia do Brasil, desviando recursos que poderiam ser investidos em áreas como saúde, educação e infraestrutura. Além disso, a corrupção prejudica a credibilidade do país no cenário internacional, afastando investimentos e comprometendo a imagem do Brasil no exterior.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…