Tornar-se MEI (Microempreendedor Individual) é uma das soluções mais comuns entre os brasileiros que desejam iniciar o próprio negócio. Seja por escolha própria ou por necessidade de oferecer serviço e ganhar um dinheiro a mais no mês, o Brasil possui milhões de pessoas são MEIs. Para alguns, uma ótima saída, mas para outros, existem desafios a serem vencidos.
A Receita Federal, emitiu neste final de ano de 2024 um comunicado que deixou quem é MEI apreensivo, mas não todos. Isso porque foi estabelecido um prazo máximo de procedimento a fim de evitar o cancelamento e o encerramento do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Conforme informações do próprio órgão, 1.121.419 MEIs e cerca de 750 mil microempresas, além de empresas de pequeno porte, estão irregulares. As irregularidades são referentes a dívidas acumuladas no CNPJ, ou seja, impostos devidos que ainda não foram pagos.
O total da dívida divulgado pela Receita atinge a casa dos R$ 26,7 bilhões. Ainda há tempo de regularizar as pendências, mas quem não o fizer dentro do prazo estará sujeito a ter o próprio negócio excluído do Simples nacional.
Com base nessas informações, a Receita encaminhou as notificações de débitos em aberto para os MEIs e empresários do Simples Nacional que estão inadimplentes. As notificações foram encaminhadas pelo Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e MEI (DTE-SN), entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro deste ano.
A partir da visualização do documento, os MEIs terão um prazo de 30 dias para efetuar o pagamento das dívidas à vista ou parcelado. Mas se a pessoa ignorar a notificação, ela terá um prazo total de 45 dias a contar do envio da notificação para dar prosseguimento ao processo.
Vale destacar que o Simples Nacional é uma plataforma do governo federal a fim de simplificar a cobrança de tributos para MEI, microempresas e empresas de pequeno porte. Além de diminuir a burocracia, o pagamento das alíquotas é menor do que o de um CNPJ fora da plataforma.
Por isso, existem vantagens que devem ser zeladas pelos empresários cadastrados no Simples Nacional.
Você tem que saber disso, mas ainda hoje:
O termo de exclusão enviado pela Receita Federal conta com um relatório de pendências. As informações estão no documento, mas é possível acessá-lo por meio do Portal do Simples Nacional ou do Portal e-CAC da Receita Fderal.
Ao quitar as dívidas ou dar início ao parcelamento, o cidadão terá o termo de cancelamento encerrado pela receita. Mas os MEIs que não honrarem os pagamentos ou ignorarem a dívida serão excluídos do Simples Nacional no dia 1º de janeiro de 2025. Assim, perderão os direitos e as facilidades que a plataforma oferece.
Aliás, é importante destacar que os MEIs são registrados dentro da área SIMEI, do Simples Nacional, que é uma categoria específica destinado aos microempreendedores individuais.
Algumas vantagens de manter a prestação de serviço formal com o registro de MEI são:
Para não perder essas vantagens, é necessário se atentar e obedecer ao prazo informado acima, estabelecido pela Receita Federal.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…