Nesta sexta-feira (29) a Receita Federal paga o 5º e último lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023. A consulta à lista dos contemplados está disponível no site da Receita desde a última semana. O valor será depositado na conta indicada pelo contribuinte corrigido com base na taxa Selic.
De acordo com a Receita Federal, em 2023, já foram pagos 21,7 milhões de restituições, que somam R$ 31,2 bilhões. Do total, 92% são referentes ao exercício 2023 e 8%, outros exercícios.
Em agosto foi pago o 4º lote, que contemplou 6,1 milhões de contribuintes. Eles receberam R$ 7,5 bilhões. Os valores foram corrigidos pela taxa Selic no período de 3.14%
Alguns contribuintes terão direito de receber primeiro a restituição do IRPF 2023. Isso porque existe uma ordem de pagamentos que segue critérios de prioridade. Serão contemplados primeiro:
Leia também | Ninguém acerta os seis números da Mega-Sena e prêmio sobe para 9 milhões
Para verificar se você tem direito à restituição do Imposto de Renda deste ano, os contribuintes podem acessar o site oficial da Receita Federal no endereço eletrônico https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/
Adicionalmente, a Receita Federal oferece uma ferramenta que possibilita uma consulta aprofundada sobre o status da sua declaração, incluindo a identificação de eventuais pendências.
Isso pode ser feito verificando o extrato de processamento disponível no e-CAC. O site também disponibiliza informações detalhadas sobre a natureza das pendências e quaisquer dados incorretos que precisem ser corrigidos.
O pagamento das restituições está agendado para o dia 29 de setembro e será feito diretamente na conta bancária indicada durante a declaração. Entretanto, caso haja alguma impossibilidade de crédito, os contribuintes têm a opção de reagendar o pagamento por meio do Portal BB.
Para realizar o reagendamento do pagamento, acesse o seguinte link: https://www.bb.com.br/irpf, ou entre em contato com a Central de Relacionamento BB pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) ou 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…