O recurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), pode ser a alternativa mais adequada para o trabalhador que teve o seu benefício negado, seja ela um auxílio, pensão ou até mesmo a aposentadoria.
Apesar de ser uma situação um tanto quanto frustrante, ter o pedido negado pelo INSS é mais comum do que se imagina, na verdade, praticamente metade dos benefícios solicitados são negados.
Pensando nisso, hoje separamos tudo o que você precisa fazer para ingressar com recurso do INSS, caso você tenha seu pedido negado, não concorde e queira contestar a decisão, correndo atrás dos seus direitos.
Quando você pede algum benefício ao INSS, e o mesmo acaba negando inicialmente, você então terá quatro situações a se deparar.
Inicialmente, a melhor opção que você pode tomar é entrar com recurso administrativo, tendo em vista que isso pode ser feito em casa e não a custas alguma.
Entretanto, caso esteja em dúvida, procure um advogado previdenciário, onde, muito provavelmente, ele também recomendará a realizar, primeiro, o recurso administrativo.
Leia também | 3 erros que você não pode cometer na perícia médica do INSS
Qualquer trabalhador ou segurado que realiza o pedido de algum benefício previdenciário, e tem sua resposta negativa do próprio INSS, tem direito de entrar com recurso administrativo na Própria Previdência, sem ter que necessariamente recorrer à Justiça.
Assim que o segurado recebe a decisão do INSS, o mesmo terá um prazo de até 30 dias corridos para realizar o recurso em razão da negativa do benefício, independente da instância.
O prazo de 30 dias corridos também vale para realizar a contestação em casos onde o benefício foi liberado, contudo, o valor ou informações da concessão ficaram incorretos.
Através do recurso, o segurado deverá apresentar outras provas para dar mais embasamento ao seu pedido de benefício, como, por exemplo, laudos de mais médicos, novos exames, relatórios médicos, etc.
Antes de realizar o seu recurso, a primeira coisa a se fazer é analisar com muita atenção a carta do INSS. Isso porque, nela estará detalhado os motivos pelos quais seu benefício foi negado.
Caso esteja em dúvida quanto às informações da carta, recomendamos que ligue na Central Telefônica do INSS nº 135, ou vá até a agência do INSS.
É de fundamental importância que você conheça os motivos que levaram o INSS a negar o seu pedido, pois, a partir daí, você saberá o que deve fazer.
Agora, o primeiro passo será acessar o formulário de Recurso à Junta de Recursos da Previdência Social (pode imprimi-lo), e preencher os seus dados pessoais corretamente:
Agora, o próximo passo será preencher o seu recurso:
Se o motivo for por indeferimento, você poderá marcar o quadradinho ao lado de “Indeferimento do Benefício Nº” e inserir o número desse indeferimento.
Esse campo será um breve resumo do motivo do seu recurso, veja esse exemplo:
Agora que você já preencheu o formulário, deverá fazer o protocolo do recurso no INSS. Isso é possível através de agendamento pelo telefone nº 135, assim, você poderá levar o formulário e os novos documentos na agência do INSS.
Também é possível realizar a operação pela plataforma Meu INSS, da seguinte forma:
Nota! O INSS tem o prazo de 30 dias, contados a partir da data do recebimento do processo na origem, para o cumprir a decisão do recurso administrativo. Você poderá acompanhar o andamento do recurso através:
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…