Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Refluxo: veja os alimentos que vão te ajudar a acabar com esse problema

Os sintomas podem ser mais intensos quando a pessoa deita. Mas isso pode ser evitado, ou seja, amenizado

Refluxo é uma doença digestiva em que o ácido do estômago ou a bile voltam pelo esôfago, causando irritação na mucosa do tubo alimentar. A pessoa pode sentir dor no peito e no estômago como se fosse uma queimação, às vezes intensa. É causada pela ressurgência de sucos gástricos ao longo do esôfago.

Os sintomas podem ser mais intensos quando a pessoa deita. Mas isso pode ser evitado, ou seja, amenizado. Alguns alimentos podem ajudar a prevenir ou aliviar os sintomas. Vegetais como brócolis, cenoura, couve-flor, batata, abóbora e espinafre podem ser ótimos para baixar a acidez.

Veja outros alimentos que podem prevenir ou aliviar os sintomas do refluxo 

Mamão

O mamão é uma fruta rica em enzimas proteolíticas, quimopapaína e papaína. Ele possui fitoquímicos que auxiliam, e muito, na digestão de proteínas, resultando em uma diminuição significativa do refluxo.

Proteínas magras

Para uma alimentação antirefluxo, consuma uma alimentação com fontes de proteína magra, como por exemplo, peito de frango sem pele, peixe (exceto peixes gordurosos), peru moído  e tofu.

Leia também | Março Azul: campanha prioriza a prevenção do câncer de intestino

Aveia

Para reduzir consideravelmente os sintomas do refluxo, a aveia é uma ótima opção. A aveia consegue neutralizar a acidez do estômago, sendo excelente fonte de fibras que auxiliam na digestão e diminui as chances da doença se desenvolver.

O arroz integral, a quinoa e o pão integral são ricos em fibras e menos propensos a desencadear refluxo.

Alimentos que não são recomendáveis para quem sofre com refluxo

Neste caso, você deve evitar alimentos de difícil digestão, que causem gases ou irritação no estômago. Não coma frituras, salgadinhos, carboidratos refinados (como pão branco), refrigerantes, macarrão branco e doces. Também é recomendado reduzir o consumo de alimentos com cafeína, como café e chocolate.

É importante evitar bebidas alcoólicas e energéticos, como também  devem ser evitados milho, batata, tomate e alguns grãos que também podem piorar os sintomas. 

Se os sintomas do refluxo forem persistentes por mais de duas vezes na semana, por longos períodos, é recomendada a busca por ajuda médica com um profissional capacitado, para dar um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado para cada caso.

Comentários estão fechados.