Saúde e bem estar

Refrigerante zero: Prejudica a dieta? É saudável?

Recentemente viralizaram nas redes sociais muitos vídeos falando sobre os benefícios e malefícios do refrigerante zero, mas as opiniões conflitantes acabam criando uma confusão na cabeça das pessoas.

O refrigerante zero é muito utilizado durante a dieta de alguns atletas, para acabar com a vontade de comer doce e não consumir calorias, por este motivo milhões de pessoas estão com dúvidas sobre essa bebida.

Confira os próximos tópicos e se informe melhor sobre as bebidas zero, tire as suas dúvidas e saiba se é saudável e se prejudica a sua dieta.

O que é o refrigerante zero açúcar?

Essas bebidas são conhecidas por possuírem zero ou uma quantidade insignificante de calorias, diferente dos refrigerantes comuns. As bebidas zero possuem adoçantes artificiais, como aspartame, sacarina e sucralose.

Leia também | Saiba como as ameixas podem ajudar a prevenir dores nos ossos

Eles podem atrapalhar a dieta?

O refrigerante zero é considerado uma boa opção para ser consumido durante a sua dieta, por não possuir açúcar ou calorias, por este motivo, o consumo de maneira moderada visa ajudar as pessoas na dieta.

Portanto, de maneira moderada, eles não atrapalham sua dieta, mas não são bebidas saudáveis e em alguns casos podem até mesmo causar compulsão por açúcar.

“Embora a água pura seja a melhor opção para a saúde, para muitos ela não é a escolha mais atraente. Se você prefere beber refrigerante todos os dias, faz sentido trocar o refrigerante comum por uma alternativa de zero caloria. Uma bebida carbonatada de baixa caloria ainda pode ser uma escolha razoável, desde que você fique de olho no resto da sua dieta e no seu peso”, afirma o Artigo de Harvard.

Essas bebidas são saudáveis?

Não, não são bebidas saudáveis, mas são consideradas opções melhores se forem comparadas com refrigerante comum, mas o consumo a longo prazo e em grandes quantidades pode ocasionar diversos problemas de saúde.

Tanto refrigerantes zero como os comuns são bebidas ultraprocessadas que contêm corantes, conservantes, aromas sintéticos e gás carbônico. Os refri zero não contém açúcar, mas os adoçantes utilizados podem trazer diversos malefícios, até mesmo a compulsão por açúcar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera seguro o consumo diário de até 40 ml de aspartame por quilo de peso corporal, mas você precisa ter controle. O consumo sem controle de qualquer refrigerante, mesmo os sem açúcar, pode afetar a sua saúde.

Leia também | Dieta mediterrânea ajuda mulheres a viver mais, segundo Harvard

Alternativa ao refrigerante zero

Se estiver com sede, opte por consumir água, chás sem açúcar e um suco natural ocasionalmente. Para matar a sua vontade consumir doces, opte por consumir frutas de diversos tipos.

Cuide da sua saúde, os refrigerantes não são saudáveis em nenhuma ocasião, a melhor opção é manter uma alimentação saudável e natural.

Matheus Vinicius Ribeiro

Redator, atuando ativamente há mais de 5 anos no mercado do jornalismo digital.

Postagens recentes

5 situações que a revisão pode aumentar o valor da aposentadoria em 2026

Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…

1 semana atrás

Faculdade para se formar rápido? Veja os cursos mais rápidos do Brasil

Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…

2 semanas atrás

15 doenças mais ‘fáceis’ se aposentar pelo INSS

Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…

2 semanas atrás

11 doenças na coluna que podem dar direito a aposentadoria em 2026

Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…

2 semanas atrás

15 países com os melhores sistemas de aposentadoria do mundo

O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…

2 semanas atrás

Aposentadoria por obesidade: Consulte se você tem direito

A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…

2 semanas atrás