Gradualmente, a escassez de mão de obra no Reino Unido vai aumentando, segundo uma pesquisa recente do ONS (Office for National Statistics), 13,3% das empresas de lá relataram que vivem com escassez de trabalhadores.
Em uma explicação mais simples, a escassez de mão de obra acontece quando há mais empregos disponíveis do que trabalhadores adequados para ocupar essas vagas, tornando difícil para os empregadores contratarem funcionários.
Essa situação acaba gerando efeitos negativos para os negócios, afinal, segundo a Pesquisa de Tendências de Emprego do CBI e Pertemps Network Group, 36% das empresas não conseguem crescer e aproveitar as oportunidades devido à falta de trabalhadores qualificados.
A questão é que, se o país ou países sofrem com a escassez de mão de obra, isso significa que trabalhadores qualificados do estrangeiro (inclusive brasileiros) podem aproveitar essa dificuldade para conseguirem um emprego e visto de trabalho no país.
No Reino Unido, diversos setores estão passando pela escassez de mão de obra, que pode se intensificar nos próximos anos, setores como tecnologia, bancos, saúde são alguns dos mais afetados.
Veja quais são as ocupações com maior escassez de mão de obra atualmente no Reino Unido:
Gestão em Saúde e Cuidados
Ciência/Engenharia
Construção
Tecnologia da Informação
Pescaria
Serviços profissionais/Medicina/Outros negócios
Setor Criativo
Saúde
Educação/Serviços profissionais
Muito embora se acredite que a imigração e o Brexit tenham relação direta com a escassez de trabalhadores qualificados, acredita-se que o alto custo de vida no Reino Unido também tenha seu peso.
Afinal de contas, muitas pessoas não têm condições de pagar por educação ou mesmo treinamento, ou ainda, acabam aceitando cargos com salários mais baixos, pois precisam aprender muitas funções de trabalhadores qualificados.
Outra questão é que o Reino Unido atualmente é uma população envelhecida, onde quase 20% de sua população tinha mais de 65 anos em 2022.
Em outras palavras, isso significa que quase um quinto da população do Reino Unido, está em idade de aposentadoria, e não de trabalho, o que acaba reduzindo a força de trabalho do país.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…