Existem muitas pessoas que convivem com parceiros abusivos, que maltratam e torturam psicologicamente, mas por essas pessoas já estarem habituadas a esse tipo de tratamento, elas acabam não saindo do relacionamento.
Uma relação ruim pode destruir sua saúde mental e te deixar destruído emocionalmente, é preciso entender quando seu namoro ou casamento está te fazendo mal.
Confira abaixo 7 sinais de que você está em um relacionamento abusivo:
Os relacionamentos abusivos são como aquelas amizades ruins da época de escola, que vivem te criticando e desfazendo de tudo que você faz. Além disso, essas críticas podem ser direcionadas ao talento da pessoa, a aparência, intelecto e diversas outras coisas.
As ameaças e a intimidação são maneiras de controlar e obter poder sobre o outro. Essas táticas são utilizadas em relacionamentos abusivos. A intenção desta intimidação é amedrontar, manipular e coagir para manter a vítima sob controle.
Leia+: 6 motivos que fazem qualquer relacionamento virar união estável
Em relacionamento abusivos, o controle excessivo é um dos sinais mais comuns, ele ocorre quando uma pessoa tenta dominar ou comandar desproporcionalmente às ações do parceiro. Esse controle pode acontecer em diferentes áreas do relacionamento.
Outro grande indiciativo de que você está em um relacionamento abusivo é o isolamento. Pessoas que querem obter controle sobre você vão tentar te afastar de outras pessoas que podem tentar te alertar. Pessoas abusivas podem inventar brigar ou fazer comentários negativos sobre pessoas para que simplesmente elas se afastem.
Relacionamentos abusivos utilizam vários meios para te controlar, afinal, culpa constante é uma forma de abuso emocional, onde, por exemplo, uma pessoa manipuladora faz com que a vítima se sinta culpada por coisas e frustrações que não são sua responsabilidade, visando controlá-la e diminuindo sua autoestima.
A humilhação pública é uma forma de abuso que acontece quando uma pessoa tenta envergonhar seu companheiro em frente a outras pessoas. Essa atitude visa desgastar a autoestima da vítima e aumentar o controle do agressor, criando uma hierarquia de poder, mantendo a vítima dentro deste relacionamento abusivo.
Em um relacionamento abusivo, o agressor sempre visa obter controle financeiro, para isso, ela toma para isso os recursos do outro. Pode ser dinheiro, cartões ou coisas de valor, tudo passa a ser controlado pelo abusador.
Você acredita que está em um relacionamento abusivo e se sente coagida, agredida e controlada, busque ajuda, ligue 180!
Lembrando, violência contra a mulher pode ser física, psicológica, patrimonial ou violência moral, portanto, fique sempre atendo aos sinais do seu companheiro.
Existem diversos empregos que são diferentes dos habituais, mas que pagam bem, por este motivo…
As universidades são centros de conhecimento e inovação que moldaram a história e o desenvolvimento…
Escrever uma redação impecável é essencial para se destacar em concursos. Ela pode ser a…
Os homens sempre acham que são os mais inteligentes do planeta. Porém, as mulheres podem…
Existem muitas maneiras comprovadas que podem te ajudar a aumentar seu foco e te tornar…
Existem certas coisas no exterior que você nem pode acreditar que existe. Por incrível que…