Revisão da vida toda aprovada, descubra se você pode solicitar.
Conheça a revisão da vida toda que foi aprovada pelo STF e descubra se você pode solicitar e quais são os documentos necessários.
Depois de uma longa espera a revisão da vida toda foi finalmente aprovada pelo Supremo Tribunal Federal na sexta-feira dia 25.
Muitos já aguardavam o parecer do STF, afinal a revisão da vida toda estava em votação junto ao órgão desde junho de 2021.
Agora que foi aprovada, muitos segurados que antes não haviam falado sobre o tema ficaram interessados para saber que se trata e se tem direito e é isso que te explicaremos hoje.
O que é a revisão da vida toda?
A revisão da vida tem sido aguardada, pois, é possível que através dela alguns contribuintes possam finalmente receber um valor que faz jus a sua aposentadoria.
Para entender o porquê alguns segurados podem ter sido prejudicados quanto ao valor de seu benefício preciso te explicar como o INSS realiza o cálculo da aposentadoria.
Na conta utilizada para calcular o valor do segurado são contabilizadas as contribuições realizadas a partir de julho de 1994, ou seja, o que foi efetuado de contribuição antes desta data não será utilizado para calcular o valor do benefício.
Caso um segurado tenha realizado suas maiores contribuições antes de julho de 1994 e por algum motivo após a data contribuiu com um menor valor isso impactará diretamente o valor a receber.
Sendo assim, essa situação pode prejudicar aqueles segurados que realizaram maiores contribuições junto ao INSS antes desta data e realizaram contribuições menores após julho de 1994, desta forma seu benefício pode vir com um valor menor já que seus aportes com maior valor não foram contabilizadas.
Quem pode solicitar a revisão da vida toda?
Antes de te contar quem pode solicitar esta revisão, preciso te contar que será necessário procurar um advogado previdenciário para te ajudar.
Afinal, para que a revisão seja realmente vantajosa existem casos que o benefício pode até ser reduzido, por isso não realize cálculos sozinhos e busque pela ajuda de um profissional de sua confiança.
Agora que você já sabe da importância de contar com um profissional confira abaixo quem pode solicitar a revisão da vida toda:
- Quem começou a realizar contribuições junto ao INSS antes de julho de 1994
- também é preciso que seu benefício previdenciária tenha sido liberado após 29 de novembro de 199
- e o seu tenha tido o primeiro recebimento do benefício nos últimos dez anos (afastando a decadência)
- Por último, tenha conseguido se aposentar pelas regras antigas, ou seja, antes da reforma da previdência.
Independente do benefício posso solicitar a revisão da vida toda?
Se você preencheu os requisitos e pode solicitar a revisão, confira agora quais são os benefícios o segurado pode estar recebendo, são eles:
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição
- Aposentadoria por Idade
- Aposentadoria Especial
- Aposentadoria da Pessoa com Deficiência
- Aposentadoria por Invalidez
- Pensão por Morte
- Auxílio-Doença.
Documentos necessários para a revisão da vida toda?
Se você identificou que a revisão da vida toda pode ser uma boa para você procure um advogado previdenciário munido das documentações necessárias para ele avaliar se essa será uma opção positiva ou não para você, sendo os documentos os seguintes:
- CNIS — Cadastro Nacional de Informações Sociais (retirado pelo Meu INSS);
- carta de concessão (retirado pelo Meu INSS);
- em alguns casos será necessário o processo administrativo de concessão do benefício (retirado pelo Meu INSS);
- processo judicial de concessão do benefício (ou o número do seu processo, caso possua);
- carteiras de trabalho;
- carnês de contribuição, entre outros.
Atenção: Preciso reforçar novamente que não procurar um advogado e tentar entrar com a revisão pode tornar a revisão que é bem positiva bem negativa e acabar diminuindo o valor do seu benefício.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.