Milhares de trabalhadores de todo país poderão se beneficiar com a revisão do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Ao todo, cerca de R$ 300 bilhões poderão ser devolvidos aos brasileiros devido a perdas de reposição da inflação acumulada ao longo dos anos.
Isso porque, desde 1999, a correção monetária do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), utiliza a Taxa Referencial (TR), como índice de correção do saldo do Fundo de Garantia.
Contudo, essa Taxa Referencial se encontra zerada a alguns anos, ou seja, com uma correção praticamente inexistente e com os avanços da inflação ao longo dos anos, o saldo dos trabalhadores nas contas do FGTS estão sendo corroídos pela inflação, devido à correção abaixo do mesmo.
Para tentar reverter esse quadro de perdas, o Supremo Tribunal Federal (STF), deverá julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) 5090, que pede que a Taxa Referencial seja substituída por um índice que acompanhe a inflação no país.
Um dos índices mais utilizados e pedidos para a troca é o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que poderá garantir uma correção monetária que acompanhe a inflação sem prejuízos para os brasileiros.
Além disso, a ação em julgamento pede que todo o montante perdido ao longo dos anos seja devolvido para os trabalhadores, perdas estas que desde 1999 aos dias atuais chegam a mais de R$ 300 bilhões, conforme cálculo da Advocacia Geral da União (AGU).
O julgamento da ação foi finalmente remarcado pelo Supremo Tribunal Federal, onde, a partir do dia 20 de abril, o STF analisará e julgará o tema que poderá render uma bolada aos brasileiros.
A revisão do FGTS poderá beneficiar milhares de trabalhadores, onde, a única regra é que os brasileiros tenham tido saldo nas contas do fundo após o ano de 1999. Sendo assim, pode participar da revisão:
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…