Chamadas

Saiba como usar inteligência artificial para estudar redação

Será que os estudantes não vão mais precisar se esforçar para fazer uma boa redação. Será que eles vão ficar dependentes da tecnologia também na hora de desenvolver um texto?

Parece que a partir de agora os estudantes vão poder contar com a inteligência artificial (IA) para aprimorar suas habilidades de maneira eficiente e personalizada, isso graças as ferramentas oferecidas pela IA.

Com a IA será possível corrigir erros gramaticais, gerar  ideias criativas, que poderão transformar o processo de escrever em uma experiência mais dinâmica e interativa. No texto a seguir, falaremos de diversas maneiras pelas quais você pode utilizar a IA para elevar a qualidade de suas redações. 

Leia também | Empregos que sempre têm vagas e você não precisa de diploma universitário

Correção e Feedback

A IA oferece uma ferramenta chamada Grammarly, que pode ajudar a identificar erros gramaticais, de pontuação e de estilo. Elas oferecem feedback instantâneo e sugestões de melhoria.

Geração de Ideias

Muitas vezes um estudante tem dificuldade de inciar um texto, neste caso, ele poderá usar geradores de ideias baseados em IA. Eles podem fornecer tópicos interessantes e sugestões para desenvolver seu texto.

Avaliadores de redação

Essas ferramentas podem analisar sua redação e fornecer feedback sobre diversos aspectos, como estrutura, clareza, coesão e argumentação. Elas podem ser úteis para identificar áreas em que você precisa melhorar. Algumas plataformas como Redação Nota 1000 e Imaginie oferecem esse tipo de serviço.

Você não pode usar a inteligência artificial como substituta, mas sim como um guia. A IA pode ser uma ferramenta útil, mas não deve substituir o estudo tradicional de gramática, ortografia e técnicas de escrita. Use a IA para complementar seus estudos, não para substituí-los.

Treinamento de Vocabulário

Uma outra ferramenta que você pode usar para aprimorar seu estudo é Quizlet. Você pode usar IA para criar flashcards personalizados com base nas palavras que você mais precisa aprender e revisar.

No entanto, o estudante não pode confiar 100% na IA, ela não é perfeita e pode cometer erros. Por isso, você vai precisar verificar sempre as informações geradas pela IA para garantir que estejam corretas. O significado disso é que você pode receber uma ajuda da inteligência artificial, no entanto, não poderá deixar de lado o estudo tradicional.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Os 10 empregos que mais levam ao abuso de álcool e drogas

O vício em drogas e álcool é um problema muito complicado, que pode ter origem…

14 horas atrás

13 habilidades de comunicação que vão impulsionar sua carreira

A maioria sabe da importância de se comunicar bem e de forma clara no ambiente…

2 dias atrás

8 dicas para parecer confiante mesmo não sendo

Nem sempre a confiança está dentro de nós, porém a forma como nos apresentamos pode…

4 dias atrás

Os 10 empregos mais demanda na Austrália pelos próximos 5 anos

Você tem o sonho de trabalhar na Austrália ou investir em uma nova carreira com…

5 dias atrás

11 dicas para encontrar motivação para estudar após os 30 anos

Estudar depois dos 30 pode parecer intimidador só que nunca foi tão necessário e possível.…

7 dias atrás

Usar IA pode me ajudar ou prejudicar na hora de criar meu currículo?

O mercado de trabalho nunca foi tão desafiador quanto hoje, afinal as vagas que antes…

1 semana atrás