A afta na língua é uma pequena lesão arredondada que surge na língua e causa muita dor e dificuldade para comer e falar.
Embora as lesões podem ser pequenas e muito redondinhas ou ovais, com cerca de 1 cm de diâmetro. Qualquer pessoa pode ter pelo menos um ou dois episódios de aftas ao longo da vida. No entanto, algumas pessoas apresentam aftas com muita frequência, a cada 15 dias, durante cerca de 1 ano, o que pode ser preocupante. Neste caso, é hora de procurar um médico.
Lesão pequena, esbranquiçada, circular ou oval, rodeada por um “anel” vermelho.
Em algumas situações as pessoas podem sentir sensação de picadas ou ardor na área afetada antes de aparecer a afta propriamente dita.
Na maioria das vezes, a afta vai desaparecer espontaneamente entre 7 e 10 dias, não deixando cicatrizes. Mas fique atento, quando elas tiverem mais de 1 centímetro de diâmetro, pode demorar mais tempo para cicatrizar.
Nos casos em que a afta surgir de forma frequente, você deve investigar os motivos. Consulte um clínico geral ou estomatologista para verificar se podem estar relacionadas a alguma doença.
Leia também | Caxumba: Saiba como é transmitida e como tratar
Existem possíveis causas para aftas na língua:
Quando você está com o seu sistema imunológico enfraquecido, pode favorecer o aparecimento de aftas. Por exemplo, pessoas com AIDS ou câncer podem ter aftas com mais frequência.
O tratamento para afta na língua ajuda a aliviar os sintomas e estimula a cicatrização, diminuindo o tempo da afta. Isso pode envolver o uso de analgésicos, enxaguantes bucais e medidas para reduzir o estresse.
No Brasil, é muito comum encontrarmos pessoas com nomes peculiares, quem nunca viu uma matéria…
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…